Com o intuito de iniciar um processo de mudança global para que a economia do presente e do futuro seja mais justa, fraterna, inclusiva e sustentável, o Vaticano promove o evento “Economia de Francisco” (The Economy of Francesco). O encontro será realizado de 19 a 21 de novembro de 2020. E reunirá jovens economistas e empresários de vários lugares do mundo. 

Devido à pandemia da Covid-19, a atividade internacional que teria sido presencial em Assis, na Itália, em março, foi reagendada e adaptada para a modalidade online. Por isso, a participação se dará pelo portal francescoeconomy.org

Serão quatro horas de atividades por dia e uma maratona de 24 horas no dia 20, graças às conexões e contribuições de jovens conectados em 20 países diferentes.

Programação

A proposta é que os 2.000 jovens inscritos, de 120 países, possam compartilhar suas experiências, trabalhos, ideias e reflexões dos últimos meses. A programação engloba grupos temáticos de trabalho, conferências com especialistas, diálogo com personalidades de renome internacional e momentos de meditação. 

Ao longo dos três dias, serão abordadas 12 aldeias temáticas. São elas: trabalho e cuidado; gestão e dom; finanças e humanidade; agricultura e justiça; energia e pobreza; lucro e vocação; políticas para a felicidade; CO2 da desigualdade; negócios e paz; Economia é mulher; empresas em transição; vida e estilos de vida. A saber, os jovens apresentarão os trabalhos já iniciados e discutirão melhorias e a continuidade das iniciativas em cada área.

Ademais, a presença virtual do Papa Francisco também está confirmada para a parte final dos três dias de evento. 

Projeto “Economia de Francisco”

Os modelos econômicos predominantes atualmente refletem o que queremos ver no mundo? Como repensar a economia e torná-la mais humana e menos excludente? Em suma, que atitudes e mudanças são necessárias para reduzir as desigualdades e não deixar ninguém para trás?

Mais que um evento, a “Economia de Francisco” é um projeto, impulsionado por esses questionamentos. O tema ganhou visibilidade em maio de 2019, desde que o Santo Padre fez um chamado aos economistas, estudantes e empresários com menos de 35 anos.

Lives sobre o tema

Com a finalidade de aprofundar a temática, em preparação para os desdobramentos do evento internacional, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou duas lives. Os vídeos podem ser assistidos pelo Youtube:

Certamente, podemos nos inspirar muito nessa iniciativa do Papa Francisco e no potencial do protagonismo dos jovens, para construir um amanhã diferente, em que todos possam viver com dignidade e esperança.