A edição 2020 do Átrio dos Gentios está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. Excepcionalmente na modalidade virtual. Serão 30 horas de transmissão ininterrupta e haverá interpretação em Libras. 

A saber, o encontro é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano. No Brasil, é realizado em parceria com o Instituto Ciência e Fé da PUCPR e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento é pensado com a finalidade de promover o diálogo entre crentes e não-crentes sobre temas sensíveis à existência humana. 

Átrio dos Gentios 

Nesse sentido, o nome Átrio dos Gentios remonta ao pátio do antigo Templo de Jerusalém reservado aos não judeus, chamados gentios.

Nesse local, os estrangeiros e as pessoas que não confessavam a fé judaica podiam se aproximar do espaço sagrado. Além disso, podiam encontrar os mestres da lei, com os quais dialogavam e debatiam sobre os mais diversos temas.

O Bom Samaritano - Caio Beltrão

“O Bom Samaritano”, do artista Caio Beltrão

O Bom Samaritano e a Fraternidade Humana

Primordialmente, a encíclica Fratelli Tutti, publicada recentemente pelo Papa Francisco, possui como objetivo promover a fraternidade universal e a amizade social. Esses caminhos são indicados pelo Bispo de Roma para construir um mundo melhor, mais justo e pacífico. E com o compromisso de todos: tanto pessoas quanto instituições.  

Em suma, Papa Francisco chama a atenção para os ensinamentos da parábola bíblica do Bom Samaritano (conforme Lc 10,25-37). Assim, a arte proposta para o Átrio 2020 nos apresenta alguém caído, à beira da estrada, sendo socorrido pelo samaritano. O título da obra é “O Bom Samaritano”, do artista Caio Beltrão, de Curitiba (PR).

Ademais, o caído que recebe cuidados não possui rosto definido, pois trata-se de todos os “caídos” ao longo da história e do tempo. 

O personagem que ampara e socorre é o samaritano. Lembrando que, para o judaísmo da época de Jesus, os samaritanos eram considerados impuros e proscritos. Certamente, mais do que um personagem, é uma dimensão humana que somos convidados a incorporar para que a fraternidade então seja construída em nossa sociedade. 

Programação

Com um número recorde de convidados nacionais e internacionais, a programação pretende abordar questões sobre migração, educação, ciência, tecnologia, comunicação, política, economia e, sobretudo, suas interfaces com a Fraternidade Humana. Isso se dará por meio de conferências, encontros com jovens e atrações culturais. 

Entre os convidados confirmados estão o sociólogo francês Michel Maffesoli; o italiano Domenico De Masi; a argentina Maria Lia Zervino; o físico italiano Roberto Cingolani; a filósofa francesa Julia Kristeva; o pedagogo argentino José María del Corral; a teóloga islâmica Shahrzad H. Zadeh; o prior da comunidade de Taizé, Alois Loeser; o Irmão Marista que atua na Síria, Georges Sabé; e o rabino argentino Daniel Goldman. 

Entre os brasileiros: a vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, Cristiane Murray; o jornalista da Rádio Vaticano, Silvonei José Protz; o músico Fernando Anitelli; os teólogos Mario de França Miranda, Luiz Carlos Susin e Maria Clara Bingemer; a pastora luterana Romi Bencke; o bispo anglicano Dom Naudal Gomes; o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol; e o Cardeal Dom Orani Tempesta.

Inscrições

A participação no Átrio dos Gentios é exclusiva para os inscritos. 

>>> As inscrições serão abertas no dia 3 de dezembro e serão totalmente gratuitas, com emissão de declaração para os participantes.  

Quer saber as novidades em primeira mão? Clique aqui e participe do grupo no Telegram.