Entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, o Centro Marista de Juventude (CMJ) sediou o primeiro encontro “ComVocação”, reunindo jovens de Itapejara D’Oeste (PR) e Chapecó (SC). O evento contou também com a presença de duas analistas da Animação Vocacional da regional Oeste, colaboradores do CMJ, e membros da comunidade Marista de Itapejara D’Oeste (pré-postulado).

Entre os convidados especiais, estavam o Pe. Francisco Buerhmann, da Paróquia São Francisco de Assis, da Diocese de Chapecó, o Pe. Sergio Pespetkowski, da Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção, da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, além das Irmãs Palotinas Claudineia e Cleiva.

O que é o ComVocação?

O ComVocação tem como objetivo aproximar os jovens da Vocação e Carisma do Irmão Marista, buscando despertar novos vocacionados. O nome do projeto une conceitos como convocação, consagração e vocação, com o propósito de garantir que, ao longo dos encontros, o foco permaneça claro e os jovens desenvolvam uma visão ampla sobre as vocações específicas, especialmente a do Irmão Marista.

ComVocaçãoAtividades

Realizado em parceria com as Dioceses de Chapecó, Palmas e Francisco Beltrão, através da Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção, o encontro ofereceu aos jovens uma programação intensa. Oficinas sobre Projetos de Vida, Vocação e Missão e Espiritualidade do Coração fizeram parte da agenda, além de momentos de descontração com jogos, gincanas, show de talentos e a Celebração das Luzes. Os jovens também visitaram as casas das Irmãs Palotinas e dos Padres Palotinos que atuam na cidade.

No sábado à noite, participaram da Celebração da Palavra na Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção, fortalecendo ainda mais o espírito comunitário do evento.

Ecos do Encontro

O Ir. Bruno Marcondes, diretor do CMJ e idealizador do projeto, destacou que o encontro busca aproximar os jovens da Vocação e Carisma do Irmão Marista, inspirando novos vocacionados. Para o Pe. Francisco, o encontro foi um momento significativo de construção com os jovens em um espírito de fraternidade. “Nossa grande busca é criar um espaço na Igreja onde o jovem possa se encontrar, viver e partilhar sua vida e vocação, sentindo-se capaz de servir”, afirmou.

Ana Cappellesso, coordenadora do Centro Marista de Juventudes, ressaltou o desafio de fazer os jovens saírem da zona de conforto. “Cada atividade foi cuidadosamente planejada para que todos se sentissem à vontade para explorar seus sonhos e escutar o chamado de Deus. Que este encontro seja apenas o começo de uma jornada abençoada!”, disse.

Para os jovens, o ComVocação foi uma experiência necessária, gratificante e inesquecível. Antônio Francisco da Silva, participante do Jovencializando, destacou a troca de conhecimentos. “Este encontro nos permitiu conhecer novas pessoas, realidades e conceitos, ajudando-nos a crescer como indivíduos”. Maria Eduarda Fabiane, coordenadora da PJM de Itapejara D’Oeste, compartilhou que o evento a fez refletir sobre sua vocação. Gabriela Cosvoski da Silva Leme, de Chapecó, completou: “As respostas não estão no mundo, mas sim em Deus”.