Com o intuito de aprofundar as reflexões sobre a circular “Lares de Luz: cuidamos da vida e geramos nova vida”, do Irmão Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto Marista, foi retomada a programação de Encontros da Praça da Vida Marista – agora na modalidade virtual. 

No dia 24 de outubro de 2020, foi realizado o primeiro deles, da Regional Norte Paraná e Mato Grosso do Sul, com participantes das cidades de Maringá, Londrina, Cascavel, Dourados e Nova Andradina. Estavam presentes as fraternidades: Família de Nazaré, Ir. Sylvestre, Rosey, Mãe Pastora e Nossa Senhora da Alegria. Além do Laicato Jovem de Cascavel e Laicato Jovem Nacional.

Encontro Praça da Vida Marista Online

Adaptações repletas de significado

Primeiramente, cada família foi motivada a montar o seu altar de luz, em sua casa. “Iniciamos o encontro com o poema “Deixa”, de Domingos Pellegrini. Ao final de cada frase, os fraternos entregaram virtualmente uma vela acesa, passando a luz entre os participantes”, conta Flavia Rodrigues Lopes, colaboradora da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

A saber, Ir. Nilso Antônio Ronchi conduziu o estudo sobre a circular do Ir. Ernesto, a partir de algumas perguntas norteadoras, tais como: O que significa criar lares de luz? Qual é minha experiência de lar e como esta experiência ilumina minha vida? Quais são os motivos que me ajudam nesta caminhada de luz?

No diálogo enriquecedor que veio a seguir, certamente emergiram muitos ensinamentos. Entre eles, o entendimento de que ser luz é ter a presença de Deus, viver em harmonia e ajudar o próximo. 

Inspirados pela canção “Brilha Champagnat”, os participantes encerraram o evento pedindo a intercessão do fundador, para que possam sempre ser luz e um farol de esperança para o mundo.

Encontro Praça da Vida Marista OnlineJuntos somos luz

“A Praça do Regional Norte do Paraná foi marcada pela alegria do reencontro. Pudemos matar a saudade de todos e reacender a chama do carisma de São Marcelino em nossas vidas. Cada vela acesa pelos participantes em suas residências nos conectavam uns com os outros, reacendendo em nós a esperança de que juntos somos luz neste tempo tão incerto. Foi um momento de profunda alegria”, destaca Flavia.

Do mesmo modo, ao longo do mês de novembro as demais Regionais da Província também terão seus encontros virtuais da Praça da Vida Marista. No dia 7, será a vez da Regional São Paulo (São Paulo capital, Ribeirão Preto, Goiânia e Brasília). No dia 21, será a Regional Sul Paraná (Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Ponta Grossa, Almirante Tamandaré, Araucária e São Bento do Sul). O dia 28 terá dois eventos, da Regional Oeste Santa Catarina (Itapejara D’Oeste, Chapecó, Joaçaba, Caçador e Pouso Redondo) e da Regional Sul Santa Catarina (Criciúma, Florianópolis, São José, Joinville e Jaraguá do Sul).

>>> Clique aqui para fazer sua inscrição para os próximos encontros, pelo portal Farol 1817.