Entre os dias 24 e 29 de setembro, a cidade de Mar del Plata, na Argentina, foi palco do Encontro de Faixa Etária para Irmãos entre 46 e 60 anos, organizado pela Região América Sul (RAS). O evento, que reuniu 34 irmãos de cinco províncias, teve como principais objetivos o fortalecimento da vida consagrada e a identidade marista, além de promover a confraternização regional e institucional e o empoderamento dos participantes.
Representando a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), estavam os Irmãos: Anacleto Peruzzo, Marcondes Bachman, Neri Depaoli, Leomar D’ Ávila, Sadi Cella, Luis Adriano, Valdir Gugiel, Joao Batista, Antonio Teles, Adilson Janovski e Jose Aderlan.
Coordenado pelo Ir. Adalberto e acompanhado pelos Irmãos Alberto Aparicio, Ferrarine e José Aderlan, o encontro faz parte do Programa de Formação Permanente da região.
Segundo o Ir. José Aderlan, o evento foi uma oportunidade para celebrar a vida e a vocação, reforçando o senso de pertença à família marista. “Somos uma família global interligada. O encontro nos possibilita olhar para região com esperança e alegria. Somos diferentes mais complementares. É importante celebrar nossa história, conquista, mística e profecia”, afirma o Irmão, destacando a importância de parar um pouco, olhar a linha do tempo e agradecer o chamado a ser Irmão Maristas.
O evento encerrou-se com um sentimento coletivo de renovação e compromisso com o trabalho de construção de uma fraternidade global, onde a comunhão e a missão continuam a ser os pilares que sustentam a vida marista.

Relatos dos Irmãos

Os Irmãos da PMBCS expressaram suas vivências e impressões sobre os momentos compartilhados, destacando a importância da unidade, da construção do Reino de Deus e da vivência fraterna.
Ir. Anacleto Peruzzo relatou como o assessor do encontro, Ir. Angel, tocou o coração de todos ao motivá-los a viver intensamente a fraternidade. De acordo com Peruzzo, a mensagem foi a de viver intensamente a fraternidade.
Já o Ir. Adilson Janovski, destacou a importância deste momento: “Para mim foi um tempo muito precioso, alegre, dinâmico e de realmente encontrar-se”. Também ressaltou, que entre os temas abordados, o mais intenso foi sobre a Região América Sul. “É tempo de nos despojarmos e ir ao encontro do novo. De olhar e emparelhar o que mais nos une enquanto Irmãos. Tempo de revitalizar nosso carisma e nossa promoção vocacional, proporcionando aos jovens o encantamento pela vida Marista”, afirma.
Para o Ir. Adriano Ribeiro, a fraternidade foi a tônica do encontro. Ele enfatizou que esses momentos são oportunidades de construir o Reino querido por Jesus, de retomar velhos sonhos e abraçar alguns novos principalmente porque estamos deixando um legado positivo para as gerações que nos sucedem.
Já o Ir. Valdir Gugiel sentiu que a Região América Sul enfrenta o desafio de constantemente buscar a vivência pessoal e fraterna entre Irmãos e Leigos, com respeito à identidade de cada um.
Ir. Neri Depaoli destacou o grande desafio que a Região enfrenta, salientando que a transformação deve começar no coração de cada um, antes de se refletir na estrutura da missão. “Saio desse encontro mais motivado a tornar Jesus Cristo conhecido e amado entre as crianças, adolescentes e jovens”, disse.
Ir. Antônio Teles reforçou que o encontro renovou o significado de ser Irmão Marista, ressaltando que a fraternidade deve ser vivida tanto na comunidade como na missão. Para ele, o encontro foi uma oportunidade de reavivar esse compromisso.
Para o Ir. João Batista, o evento serviu para se aproximar e ao mesmo tempo para vivenciar na prática a fraternidade. Ele se sentiu revigorado na missão e no carisma marista, certo de que fará a diferença ao retornar para sua comunidade.
Ir. Leomar D’Ávila considerou o encontro um momento de tomada de consciência sobre a caminhada dos Irmãos na Região América Sul (RAS).
De forma semelhante, o Ir. Marcondes Bachman destacou a alegria de estar entre os irmãos, enfatizando a importância de saber que não está sozinho. “Somos uma grande família fraterna”, afirmou, mencionando o valor das experiências e aprendizados compartilhados.
Por fim, o Ir. Sadi Cella, representando os Irmãos na “fase madura” da vida, enfatizou a missão de colaborar na configuração carismática do Instituto. Para ele, esta é uma responsabilidade central na vida dos Irmãos Maristas e na Igreja.

Acompanhe mais destaques na Carta da Região América Sul!