Após dois anos de eventos online, na última semana de abril, integrantes da Região América Sul estiveram em Brasília (DF) para planejar os próximos passos do trabalho colaborativo regional. Entre os dias 25 e 29, iluminados pelo tema “atuar no presente para transformar o futuro”, representantes da Região reuniram-se com o objetivo de retomar os projetos realizados, levando em conta as iniciativas estratégicas elencadas para o horizonte de 2022 e 2023.

 

O primeiro dia contou com as boas-vindas do secretário executivo da Região, Leonardo Soares e com a participação do Ir. Pablo Gonzalez, provincial da Província Marista Santa Maria de Los Andes. Os dois enfatizaram a importância da caminhada como família Global e a colaboração inter-regional, sendo o único caminho possível para a estruturação de processos e estratégias ágeis, simples e participativas. “Na região América Sul, devemos trabalhar uma relação de sinergia de processos, estrutura e pessoas. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas algo que criamos, e é isso que faremos nesse evento” ressaltou o Ir. Pablo.

 

Na sequência, de forma virtual, o Irmão Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral do Instituto Marista, convidou os participantes a tornarem a Região uma realidade concreta, local, assertiva e bem comunicada.

 

O primeiro dia contou ainda com a participação do Irmão Óscar Martin (Conselheiro Link para a Região América Sul) e do Ir. Gregorio Linacero Melon  (Assistente do Tesoureiro Geral e Gerente do Plano Estratégico), mais conhecido como Ir. Goyo, intensificando os debates sobre o ser e fazer Região.

 

O evento contou ainda com a visita do Ir. Ángel Diego García Otaola e Francis Yufenyuy Lukong (Secretaria de Solidariedade). A participação atuante do Instituto inspirou a todos os presentes, criando sinergia entre a região, em nível global.

 

Dando continuidade ao momento, o Ir. José de Assis Elias de Brito, provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, trouxe alguns informes e reflexões da X Conferência Geral do Instituto Marista, que teve por objetivo consolidar a unidade do Instituto e estudar os assuntos de interesse geral, propondo soluções. “É preciso pensar a missão, a espiritualidade e a vida fraterna, de forma mais sustentável, desenvolvendo um olhar sensível, profético, global, integrador e de esperança” afirmou o Irmão.

 

Ao longo da semana, os participantes apresentaram os status de cada uma das equipes: Rede de Escolas, Especialistas, Comunicação, Rede de Laicato, Rede de Economato, Rede de espiritualidade, Disponibilidade de Especialistas, Formação Inicial e Permanente e Centro de Memória. O conteúdo serviu de insumo para reflexões do Comitê Regional. Todas essas informações foram reunidas para projetar as entregas de 2022 e compor a elaboração do novo Planejamento Estratégico.

 

Marcelo Cordeiro, da PMBSA, conduziu o momento de revisão do Planejamento Estratégico da Região e propôs uma metodologia de atualização do propósito e dos direcionadores, para transformar os possíveis desafios em opções estratégicas, para os próximos 3 anos.

 

A programação do evento contou ainda com uma visitação aos principais pontos turísticos de Brasília e ao Colégio Marista de Brasília.

 

Para Leonardo Soares, secretário executivo da Região América Sul, “o encontro mais do que projetos e ações materializadas, tem como grande aprendizado reforçar a ideia de Região, nossos laços, nosso compromisso e nossa intenção de caminhar como família”.