Quatro integrantes da PMBCS estão participando do Encontro do Pós-Noviciado da Região América Sul, em Minas Gerais. São eles: Ir. Bruno Marcondes, Ir. Carlos Henrique Oliveira, Ir. Nathan da Costa Cardoso dos Santos e Ir. Rafael Fernandes. O evento começou no dia 13 e vai até 27 de julho, com atividades em Belo Horizonte e Montes Claros.

Essa atividade é realizada anualmente, a fim de reunir jovens Irmãos Maristas que já proferiram seus Primeiros Votos e estão em período de preparação até chegarem aos Votos Perpétuos.  Ao todo, o grupo deste ano é composto por 24 participantes, com o propósito de representar as cinco Províncias que fazem parte da Região (Brasil Centro-Sul, Brasil Centro-Norte, Brasil Sul-Amazônia, Santa María de los Andes e Cruz del Sur).  

“A vivência formativa, espiritual e missionária visa auxiliar-nos no nosso itinerário formativo, que não se resume somente neste encontro, mas que acontece no dia a dia de cada um de nós”, explica o Ir. Bruno.

Programação

O encontro de 2022 dá continuidade a uma linha de estudo e amadurecimento. No ano de 2020, em Curitiba (PR), o tema norteador foi Consagração. Em seguida, em 2021, de maneira virtual por consequência da pandemia, o assunto da vez foi Fraternidade e Vida Comunitária. Em terceiro lugar, agora o foco é a Missão.

Por isso, a programação inclui orações, oficinas formativas, rodas de conversa, experiências missionárias, momentos de confraternização e visitas à comunidade. Além disso, o evento deste ano também está inserido no Ano das Vocações Maristas.

Primeiramente, os cinco Superiores Provinciais deixaram suas mensagens de incentivo para o encontro. O Ir. José de Assis Elias de Brito, da PMBCN, esteve pessoalmente e os demais virtualmente.

“A vocação à vida consagrada marista é opção e caminhada de contramão no mundo. Ninguém se compromete com algo ou com alguém, se antes não foi atraído e tocado no seu coração. Com os olhos fixos em Jesus, cultivamos a inquietação vocacional que carregamos no coração e a partir dessa experiência (como Abraão) saímos da nossa terra, da nossa missão e ofícios. Nós somos a vocação que abraçamos: Vale a pena ser Irmão e seguir o Cristo – Mestre e Senhor, do jeito de Maria”, destacou Ir. Benê Oliveira, nosso Superior Provincial.

A saber, fazem parte da comissão organizadora do evento os Irmãos: Joilson Toledo (PMBCN), Lúcio Dantas (PMBCN), Inácio Etges (PMBSA), Cézar Borja (Cruz del Sur), Izidro Aspeleta (Santa María de los Andes) e Joaquim Sperandio (PMBCS).

Testemunho da fraternidade e da diversidade

De acordo com o Ir. Bruno, a experiência do Pós-Noviciado é marcante pela diversidade linguística, cultural e local. “Seja nos momentos de fraternidade, de espiritualidade e de missão, a diversidade se apresenta como uma grande riqueza da nossa região. A energia jovem e o ímpeto missionário de nós, jovens Irmãos, é cativante e admirável, uma vez que revela o compromisso com a construção do sonho de Champagnat nos diferentes espaços de missão em que estamos inseridos. Além do mais, é um encontro que possibilita reencontrar os companheiros da caminhada e fortalecer os laços de fraternidade entre os jovens Irmãos da Região América Sul”, observa.

Dos primeiros dias de evento, o jovem Irmão também ressalta a oportunidade de fazer um pequeno retiro, para interiorizar e rezar a missão a partir da Regra de Vida. “O apelo central da missão não se centra no que fazemos por excelência, mas no que somos por essência. Somos Irmãos, colocamos o avental e estamos a serviço. Somos convidados a cuidar e gerar vida Marista na fraternidade, na missão e na própria consagração”, comenta.

Olhares para a missão

Para o Ir. Nathan, certamente é uma grata alegria voltar os olhos para a missão. “Aqui, estamos tendo a oportunidade de olhar com carinho aquilo que já fazemos no cotidiano de nossas vidas, nos colégios, escolas, universidades e demais frentes de missão. Estamos revisitando o nosso chamado e contemplando o nosso amor primeiro, o porquê fomos chamados a essa missão. É um tempo oportuno de, como Maria e Marta no evangelho, sair de nossos afazeres, deixar de ouvir as muitas vozes do nosso dia a dia, para com clareza e atenção entender a quê Deus nos quer, que é tornar Jesus Cristo conhecido e amado entre as crianças e jovens, sobretudo os mais necessitados. Deus nos chama a ser Irmãos Maristas aqui e agora, revela.

Alegria no reencontro

“O grupo está muito bem, está muito feliz. Todos eles, praticamente, já se conheciam de outros tempos e muitos deles fizeram o Noviciado juntos, em Cochabamba. De modo que é sempre uma alegria se reencontrar. Um grupo alegre e comprometido”, conta Ir. Joaquim Sperandio (que já foi Provincial da PMBCS e faz parte da comissão organizadora da formação) sobre a atmosfera das primeiras semanas de atividades.

Por fim, Ir. Benê nos convida a nos unir a esses jovens em prece. “Estamos seguros de que esse encontro proporcionará a eles mais animação e comprometimento no cuidado da vida, da vocação, da comunidade, da espiritualidade e da missão maristas”, afirmou.