Entre os dias 29 e 31 de maio, ocorreu no Centro Marcelino Champagnat (CMC), em Curitiba, de forma conjunta o Encontro dos Irmãos Links e o Encontro Juventudes e Vocação. Os eventos foram organizados pela Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da Província (DIMV), com a Animação Vocacional.

Os encontros se motivam pela importância da Animação Vocacional, que é uma das prioridades do triênio estabelecidas pela Província, junto de Vida Consagrada e Província mais simples e Maristas de Champagnat em Missão.

Encontro dos Irmãos Links

Os Irmãos Links se reuniram com a intenção de refletir, de maneira teórica e prática, sobre a cultura vocacional e a melhoria dos processos vocacionais da PMBCS. A formação tratou da educação para a interioridade, com o papel da animação vocacional em cada comunidade. Segundo o Irmão Miguel Fernandes Ribeiro, a reunião entre os Irmãos serve para saber como os Irmãos estão em comunidade, quais as alegrias e as tristezas de cada um. Para ele, “o Irmão Link é o primeiro responsável de trabalho com a Animação Vocacional na comunidade” e que “essa estratégia de ter os Irmãos Links mais próximos é potencializar o trabalho na Província”.

No segundo dia do evento, na quarta-feira, 31, foi mostrada a estratégia digital de trabalho da Animação Vocacional e a dimensão vocacional da Experiência de Travessia. Houve também a apresentação, por parte de cada comunidade, sobre como os Irmãos Links estão inseridos no trabalho vocacional e como a Animação Vocacional acontece em cada local.

O Irmão Antonio Teles, também presente, destaca a partilha entre os presentes e o cultivo da missão Marista. Para ele “o senhor, com seu amor, nos presenteou com um encontro para continuarmos firmes, esperançosos e animados na missão”, afirma.

Na opinião do Irmão Bruno Marcondes é sempre bonito ver as atividades que estão sendo desenvolvidas nas comunidades, com “todos em busca de uma cultura vocacional. Para além disso, a convivência, o estar entre irmãos nos ajuda a entender que não estamos sós. Somos fraternidade”.

Encontro Juventudes e Vocação

Na terça-feira, 30, os Irmãos Links da Província também contaram com a presença dos pastoralistas e os coordenadores de Identidade, Missão e Vocação da região de Curitiba. Com os grupos unidos, a intenção foi de intensificar a cultura vocacional na Província, com foco especial à vocação religiosa Marista.

Após a oração inicial, houve uma formação para os presentes sobre Propósito de Vida, que ocupou a manhã de atividades. No período da tarde, a Animação Vocacional apresentou e contextualizou como funcionam as ações entre animadores e os Irmãos Links e os trabalhos feitos em conjunto.

Emily Vieira, analista de pastoral do Colégio Marista Paranaense, avalia que o encontro foi muito rico em partilhas e reflexões. Onde todos os envolvidos podem ser construtores de pontes e semeadores de sonhos. “Somos provocados a instigar nossas juventudes a irem em busca de um profundo conhecimento de si, para que assim projetem uma vida que cresça alinhada a um projeto de sociedade humanizada, consciente e justa. Uma vida que seja capaz de sair de si e alcançar o outro”, conclui.

A saber, os participantes foram divididos em grupos, os quais se dedicaram a discutir e encontrar formas de lidar com uma temática específica. Os temas apresentados foram:

  • Melhorias no acompanhamento vocacional
  • Convite para a Vida Religiosa Consagrada
  • Aspecto eclesial no ano vocacional
  • Pastoral Juvenil Marista – Vocacionalização da PJM
  • Mês vocacional

Após a discussão e construção de ideias entre os grupos, os participantes se reuniram novamente para apresentarem ao restante dos presentes o que foi pensado sobre cada tema. Houve grande partilha de ideias e ações entre os participantes diante de cada apresentação.