Leigos e Leigas Maristas de diversas cidades da PMBCS participaram do Encontro Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) de 2022. A atividade foi realizada no Centro Marista Champagnat, nos dias 19, 20 e 21 de agosto. 

Como parte das celebrações do Ano das Vocações Maristas, a programação do encontro teve como tema: “Cuidar e gerar vida Marista”. Sobretudo, com a seguinte provocação: vale a pena ser leigo Marista, hoje?

Nesse sentido, ao longo desses dias, os participantes puderam refletir sobre a experiência de seus próprios chamados. Tanto para viver a espiritualidade do coração quanto para atuar em prol da missão, inspirados por Marcelino Champagnat e do jeito de Maria. 

Espiritualidade e espírito de família

Erica

Erica

De acordo com Erica Guimarães Ribeiro, animadora da Fraternidade Maria de Nazaré, de São Paulo, o momento foi importante para a continuidade da missão. “O nosso caminhar na vida precisa de perseverança, paciência, espiritualidade alimentada. Participar do Encontro Provincial do MChFM me trouxe tudo isso. Retornei de Curitiba muito feliz. Com meu espírito renovado, alimentado. Literalmente, é a animação vocacional para o continuar de nossa caminhada e os desafios de todos os dias que precisamos enfrentar”, conta.

Elisangela

Elisangela

Para Elisangela Gasparini Mondin de Souza, animadora da Fraternidade Irmão Gilberto Rocha, também de São Paulo, foi uma oportunidade de conexão profunda com Deus. “A experiência que vivi nesses dois dias me torna pequena diante de tudo que Deus nos oferece o tempo todo. Deus o tempo todo está do nosso lado, basta estarmos de coração aberto para o sim. O sim que nos capacita viver como cristão para semearmos por onde passamos, sendo farol de esperança para todos”, comenta.

Sobre o Movimento Champagnat da Família Marista

Em síntese, o Movimento Champagnat da Família Marista é formado por Leigos e Leigas de todas as idades, que ajudam a difundir o jeito Marista de ser em suas famílias e comunidades. 

Atualmente, mais de 4 mil pessoas fazem parte do MCHFM ao redor do planeta. Elas estão organizadas em cerca de 300 fraternidades. Ou seja, pequenos grupos que se reúnem para estudar e colocar em prática o carisma de São Marcelino, com a assessoria de um Irmão Marista e um animador Leigo.

Em seguida, confira fotos do evento:

>>> Por fim, saiba mais sobre a vocação dos Leigos e Leigas Maristas.