Entre os dias 02 e 04 de agosto, ocorreu o Encontro Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), no Centro Marcelino Champagnat (CMC), em Curitiba (PR).
O encontro teve como objetivo, celebrar a vida, espiritualidade e refletir sobre as novidades do Instituto Marista e da Província Marista Brasil Centro-Sul. Estiveram presentes 86 pessoas, entre Irmãos, leigos e leigas Maristas.
Preparação
Nos dias anteriores do encontro, viam-se pessoas arrumando ambientes, organizando e enfeitando lugares, transportando vasos com folhagens ou flores, móveis e ornamentos.
Tudo sob a batuta da incansável e eficiente “regente da orquestra” Josmari Pauzer, coordenadora do MChFM, auxiliada pela Gislaine Kussmirski Arnold, Animadora da Fraternidade Sagrada Família, de Cascavel (PR).
Todo esse empenho e essa dedicação alavancaram a leveza, a eficiência e a grande satisfação dos participantes.
Destaques
Com a chegada de um novo Triênio na Província, os fraternos apresentaram os resultados do trabalho de 2021 a 2024. Também, se prepararam para iniciar os trabalhos com os horizontes para a Província mencionados durante a realização do VIII Capítulo Provincial.
As fraternidades se reuniram por regionais e puderam conversar sobre o que será importante trabalhar para crescer e transformar os locais onde estão inseridos.
Assim, elegeram como prioridades:
– Continuar consolidando a vitalidade das fraternidades, procurando conhecer a realidade das vocações de cada pessoa
– Acompanhar com qualidade e alegria Irmãos, leigos e leigas maristas em seus caminhos vocacionais.
– A preocupação com o cuidado integral das pessoas e da casa comum, com respeito e atenção aos idosos, as famílias, as crianças e jovens e com todos aqueles que encontrarem pelo caminho.
Destaques do Encontro Provincial do MChFM
Um ponto de destaque do evento foi a visita guiada no Memorial Marista. Os fraternos mergulharam na história do Instituto Marista conectada com a história da educação, a espiritualidade, arte, tecnologia e modernidade. A visita foi guiada pelo Diretor do Memorial, Dyogenes Philippsen Araújo e pelo especialista do Memorial, Adriano Cecatto.
Destaque edificante e inspirador foi o momento de recordação de fatos, traços biográficos e circunstâncias hilariantes concernentes à vida do Ir. Joaquim Panini, entusiasta e incentivador do Movimento Champagnat da Família Marista. Trazer à memória o testemunho de vida do Irmão Joaquim Panini despertou nos presentes o estímulo para um compromisso mais vivencial e atuante com nosso carisma marista.
Por fim, os participantes acompanharam um teatro com a equipe Multicuidados que atua na área de Formação humana e saúde integral. Vitor e Dércio Berti, apresentaram o espetáculo teatral “Planeta de Papel, Cidadão de Papelão”, que representa o ser humano no desafio de resgatar sua humanidade diante da terra e das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Depoimentos
Para o Ir. Afonso Levis, os momentos orantes, de espiritualização, criativos e dinâmicos, a celebração da Missa e as palavras do sacerdote e do novo Irmão Provincial, Vanderlei Siqueira dos Santos, despertaram entusiasmo, sentimentos de alegria e de valorização da pertença às respectivas Fraternidades do Movimento.
De acordo com Josmari Pauzer, os fraternos esperam muito pelo Encontro Provincial, pois é um momento significativo para todos, em que podemos compartilhar alegrias, as caminhadas das fraternidades, nossas conquistas e desafios.
Josmari, ainda comenta que, “somente tomando consciência de nossas ações será possível colocar em prática a mudança necessária que precisamos”.
Já Maria de Lourdes Canarim de Bom, Animadora da Fraternidade DrªZilda Arns de Criciúma (SC), diz que foi um momento maravilhoso nessa caminhada de orientações da filosofia de nosso querido fundador, Marcelino Champagnat
“Que as rosas que plantas aqui conosco suba ao céu para a nossa boa mãe Maria que nos cuida diariamente”, pede Maria.
Paulinho Santana, animador da fraternidade Jesus, Maria e José, da Fazenda Rio Grande (PR), afirma que foi o melhor encontro que já participou da Família Marista e foi muito boa a visita ao memorial e o teatro”, diz.
Um encontro que nos fez refletir e nos uniu no Espírito Santo, com a presença de vários Irmãos, partilhando seus carismas, a presença de novos membros das fraternidades, a presença de amigos a mais tempo, a presença de São Marcelino Champagnat e a Boa Mãe nos conduzindo em nossas ações e pensamentos, foram as palavras da Gislaine Arnold.
Ivonete Aparecida, afiliada Marista de Caçador (SC), expressa sua alegria e emoção em participar do encontro em Curitiba. “Unidos em preces, abraço dessa afiliada que os admira muito”.
Por fim, Eugenia Sobral Marques, Animadora da Fraternidade Sagrada Família de Curitiba (PR), afirma que encontro, reencontro e reflexões são palavras que sintetizam, o Encontro Provincial. “É muito bom reencontrar fraternos, conhecer outros e aprender sempre sobre o mundo Marista”, finaliza.