Após quase dois anos de eventos online e seguindo todos os protocolos de saúde e recomendações de distanciamento social, a Província Marista Brasil Centro-Sul promoveu em outubro o Conexão Vocacional. A ocasião reuniu jovens vocacionados, que se preparam para seguir os passos de Marcelino Champagnat, tornando-se irmãos maristas que darão continuidade a missão do fundador do Instituto Marista.

O Conexão Vocacional aconteceu em Itapejara D’Oeste (Paraná) e contou com a participação de 12 jovens vocacionados que durante três dias participaram de momentos de oração, rodas de conversa e reflexões importantes sobre o legado de Champagnat. Durante o encontro também foram promovidos momentos de partilha e de convivência, que demonstraram uma característica importante da vida dos irmãos maristas: a vida em comunidade.

O evento é uma importante etapa na fase de discernimento vocacional dos jovens e contou com as contribuições dos irmãos Aloísio Kuhn, Neri Depaoli, Antonio Martins Telles, Rogério Polimeni, Tercílio Sevegnani, Sadi Cella, Bruno Marcondes, Rafael Ferreira, Rafael Fernandes, Nathan Costa, Marcondes Bachmann e dos formandos Daniel Bergamin, Gustavo Martinazzo e Carlos Eduardo dos Santos. Além disso, o momento teve a contribuição dos leigos maristas: Ana Capellesso, Diogo Prando Rigo, Edgar José Zamboni, Juan Patrick Luiz, João Borges e a Mari Terezinha Marchesan.

>>> Saiba mais sobre as etapas para se tornar um Irmão Marista 

E por falar em Vocação… 

Em 2022 será celebrado o Ano das Vocações Maristas e a Província Marista Brasil Centro-Sul participará do momento tão importante.

“Recebemos a boa nova do grande e maravilhoso desafio que nos apresenta o Instituto Marista ao convocar-nos para o Ano das Vocações Maristas, que acontecerá entre 20 de maio de 2022 a 06 de Junho de 2023. Período de suma importante para que cuidemos e despertemos a Vida Marista”, celebra o Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira.

O Ano das Vocações reforça a mensagem do Ir. Ernesto Sánchez que na circular “Casas de Luz – Cuidando da Vida, gerando Vida Nova”, observou que há muitos irmãos e leigos que vivem apaixonadamente o dom do carisma marista e, por isso, o desafio é criar oportunidades para que esse carisma seja manifestado em ações.

Importante lembrar que o XXII Capítulo Geral também reforça a necessidade de que os Maristas de Champagnat caminhem como uma família carismática global e a sejam farol de esperança neste mundo turbulento, seguindo, principalmente, alguns caminhos:

a. Redescobrir a paixão original que nos inspirou a ser maristas.  

b. Promover e nutrir a diversidade da vida marista, reconhecendo e apoiando os diferentes caminhos vocacionais.  

c. Promover a vocação dos jovens. 

Vocação: Educador Marista 

A missão de Marcelino de evangelizar crianças e jovens por meio da Educação conta com o apoio fundamental de milhares de educadores maristas espalhados pelo mundo. Em celebração ao dia 15 de outubro, data em que celebramos o Dia do Educador Marista, o Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira, compartilha a mensagem do documento “Missão Educativa Marista – um projeto para o nosso tempo”, que reflete sobre a vocação dos educadores:

“Na ação diária, árdua e laboriosa da vida escolar contemporânea, permanecemos pessoas de esperança, animadoras das crianças e dos jovens. Para todos, tanto nós quanto nossos educandos, apresentamos um convite à fé, de nos tornarmos ‘uma humanidade nova’, pessoas de imaginação, de compromisso e de amor.”    

>>> Confira algumas histórias de educadores maristas