Itapejara D’Oeste acolheu no último sábado, 4 de maio de 2019, o 1° Encontro Regional da Praça da Vida Marista. Cerca de 70 pessoas de diversas expressões do Carisma de Champagnat reuniram-se no simbólico espaço da “Praça” para celebrar a comunhão e pensar juntos o futuro da família carismática Marista. Ali estavam Irmãos Maristas, Movimento Champagnat da Família Marista, Grupos Laicais, Laicato Jovem e colaboradores compartilhando o espaço comum, reconhecendo na diversidade de expressões o que nos une, esse é o espírito da Praça da Vida Marista.

O encontro, que teve o tema “Como família carismática global, somos chamados a ser fermento, sal e luz”, reuniu adultos, jovens e crianças das cidades de Itapejara D’Oeste, Chapecó e Caçador, além da equipe da organização da Diretoria de identidade e Missão da PMBCS.

 

Confira o depoimento Ir. Edicarlos, de Chapecó:

“O encontro regional (oeste) da Praça da Vida Marista, ocorrido em Itapejara do Oeste, PR, no dia 04 de maio, foi marcado por bonitas partilhas, vivência, confraternização e momento de oração. Estar na Praça tecendo vidas é uma graça, presente de Deus e, principalmente, reafirmar a vocação de cada um que compõe a praça.

O dia foi muito propício para retomar o sentido do “rosto mariano” da Igreja, de relação próxima entre Irmãos, leigos e leigas. Para mim é uma alegria estar com leigos e leigas, pois cada vez mais percebo que o legado, carisma, missão e espiritualidade também se estende a todos. Independentemente de qual seja a expressão ou grupo laical, é um dom de Deus construirmos juntos a missão de Marcelino, da Igreja e do Reino de Deus.

Oxalá possamos perceber as riquezas e potencialidades da Praça para a Instituição e, principalmente, para que possamos construir o novo e estreitar os laços, a missão, o carisma e a espiritualidade. Termino esse breve depoimento com o refrão da música de autoria de nosso coirmão Ronivom Silva, fms:

“Maristas de Champagnat, Maristas de Champagnat

O novo começa agora

Maristas de um novo tempo.”