A Campanha da Fraternidade 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas“, está intimamente ligada aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho. Além de ajudar a entendermos a importância de estarmos mais vigilantes sobre as ações dos governantes e do Estado na implementação e criação de mecanismos de inclusão social, a CF 2019 também revela como Cristo nos ensinou a olhar para os menos favorecidos.

Dessa forma, podemos ver também a ligação da CF 2019 com as Prioridades do Triênio escolhidas pela PMBCS. Neste semestre, o tema que estamos trabalhando é “Evangelização e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens”, que tanto necessita atenção de governos e sociedade em termos de ações efetivas.

O texto base da CF 2019 menciona que os cristãos podem perceber as Políticas Públicas como ações misericordiosas: “Participar das discussões das políticas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade de irmãos e irmãs”.

A fé de um cristão se traduz em atos concretos e cotidianos para ajudar ao próximo, assim como são as Políticas Públicas em sua essência. “Será uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina“, complementa o texto.

O mesmo documento estimula os cristãos a construir a fraternidade, cuidar do bem comum e fortalecer a cidadania. Isso expressa a força transformadora do Evangelho nas comunidades. “É tarefa de todo cristão participar na elaboração e concretização de ações que visem melhorar a vida de todas as pessoas“.