Neste Mês Vocacional, compartilhamos uma história que exemplifica o encontro de diferentes tipos de vocação. E, sobretudo, a união em prol do bem. 

Em seguida, confira a entrevista com o Padre Clovis Martins, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, de Palhoça (SC). Ele faz parte da Arquidiocese de Florianópolis e completa dois anos de sacerdócio no próximo dia 15 de novembro. Também participa de uma fraternidade do Movimento Champagnat da Família Marista e conta sua experiência junto aos Leigos e Leigas Maristas.

Como conheceu o Movimento Champagnat da Família Marista? 

Padre Clovis: Meu primeiro contato com os Maristas e com o Movimento Champagnat se deu no seminário, onde tivemos algumas oportunidades de conhecer um pouco a respeito. Destaco aqui o papel do Pe. Vilson Groh, que na época era nosso professor na faculdade. Ele nos levou ao Colégio Marista, do Monte Serrat, para conhecer um pouco da realidade e do projeto exercido pelo Instituto Pe. Vilson Groh. Naquele dia, tive a oportunidade de ter um contato com a Família Marista que lá exercia suas atividades.

O segundo contato que tive com os Maristas, e que me levou a estar na Fraternidade São José hoje, foi por meio de uma das fraternas que é nossa paroquiana aqui na Palhoça. A fraterna Iracema. Logo que cheguei na palhoça ela sempre me falava do Movimento. E me convidava a participar. Um dia deu certo de ir ao encontro da Fraternidade. Desde aquele dia, iniciei a minha caminhada no MChFM. Eu me senti acolhido pelos irmãos e irmãs. Lá tivemos a oportunidade de rezar, partilhar a Palavra, as experiências e refletir sobre o tema proposto para o encontro. Eu me senti feliz.

O que posso oferecer para um mundo melhor como sacerdote e fraterno de Champagnat?

Padre Clovis: Como sacerdote e fraterno de Champagnat, busco dar ao mundo o meu melhor: a minha experiência com Jesus, o meu testemunho, a minha simplicidade, a minha humildade, o meu amor, sendo sinal da presença de Deus no mundo.

Qual é a nossa vocação como Maristas de Champagnat?

Padre Clovis: Creio que nossa vocação e missão, como Maristas de Champagnat, é expressar o rosto materno da Igreja de Jesus, fazendo com que Ele seja conhecido e amado por todos no mundo.

Além de ser padre, o que o senhor gosta de fazer? Tem um livro, uma música que você indicaria?

Padre Clovis: No meu dia a dia, gosto de praticar algum esporte, assistir um bom filme, ler algum livro, conversar com as pessoas. Um livro que, sem dúvida, eu sempre indico, que gosto muito, é O Pequeno Príncipe. Uma história comovente e que nos traz uma bela lição de vida.