No último domingo de agosto, 25, a Diocese de Chapecó celebrou a 7ª Romaria Vocacional Diocesana, no Parque da EFACIP, em Pinhalzinho (SC). Com o tema “Peregrinos de Esperança”, o evento teve como objetivo comemorar as vocações e o compromisso com a casa comum.
A Romaria teve acolhida, caminhada, celebração eucarística presidida por Dom Odelir José Magri (MCCJ), almoço partilhado, momentos culturais, festa vocacional e envio vocacional. Além da realização de uma homenagem às mais de 180 vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Participação da Animação Vocacional
A equipe da Animação Vocacional (AV) da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), participou da celebração. Foi um momento oportuno para apresentar para as lideranças das dioceses os projetos que a AV dispõe. De acordo com o Ir. Bruno Marcondes, foi possível disponibilizar para os catequistas o Projeto Jovem Cristão.
O Irmão ainda comenta que foi possível apresentar aos jovens a vocação de Irmão Marista, com documentos, partilhas e a própria presença. “Também falamos de um novo projeto, que nasce no Centro Marista de Juventudes, mas que se estenderá também para o trabalho da Regional, que é a Espiritualidade na Trilha”, ressalta.
Já Daniela Bernardi, analista educacional, diz que participar da 7ª Romaria Vocacional Diocesana como maristas de Champagnat foi uma experiência verdadeiramente especial. “Foi uma oportunidade única de celebrar as vocações e estar presente ao lado dos jovens, que são o futuro e a esperança da nossa comunidade”.
A analista, também reflete que a romaria proporcionou uma visão renovada do quanto é importante apoiar e orientar os jovens em suas jornadas vocacionais. “Foi inspirador ver como a missão de Champagnat continua a ressoar, incentivando cada um a seguir seu chamado com coragem e dedicação”, afirma.
Por fim, Gracieli Baumgarten Bauer, da Paroquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste (SC), visitou a tenda da instituição Marista, e contextualizou com os novos projetos vocacionais para a temporada futura. “Estou animada com a proposta, pois recebi o convite para um encontro vocacional com os jovens da minha paróquia. A proposta marista contribui muito para uma nova perspectiva de vocações jovens”, diz.