Entre os dias 20 e 27 de janeiro, a equipe da Animação Vocacional (AV) do Regional São Paulo marcou presença na Jornada Pastoral Pedagógica (JPP). O encontro aconteceu nas Escolas Champagnat de Birigui e Presidente Prudente, nos Colégios Maristas de Londrina e Ribeirão Preto, e na Marista Escola Social Ir. Acácio.

Inspirada pelo tema “Esperançar futuros possíveis: muitas histórias, um só propósito” e pelo lema “Não deixemos que nos roubem a esperança!”, a equipe da AV promoveu reflexões sobre a vocação de cada indivíduo e a importância de reconhecer que cada membro da comunidade escolar é um animador vocacional.

Para Marcela Girotti, pastoralista do Colégio Champagnat de Ribeirão Preto (SP), a presença da AV trouxe uma nova perspectiva sobre vocação dentro do ambiente educativo. Fomos provocados quando nos disseram que todos temos uma vocação, uma chamada que nos impulsiona para algo maior. Essa vocação, hoje, nos torna animadores e colaboradores vocacionais em nosso espaço educativo, com o propósito claro de acompanhar os jovens em seu próprio caminho de descoberta vocacional., destacou.

Já Tamires Cassia Rodrigues Okada, bibliotecária da Marista Escola Social Ir. Acácio, ressaltou a importância da reflexão promovida pela AV para fortalecer os valores da identidade Marista. Acredito que ter a Animação Vocacional em nossa Jornada Pastoral Pedagógica trouxe perspectivas muito significativas. Foi um momento rico e descontraído, cheio de afeto, afirmou.

Além das discussões sobre vocação, a equipe da AV também conduziu momentos de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2025. Gabriela Iassia, pastoralista da Escola Champagnat de Birigui, enfatizou a relevância do tema para a comunidade escolar. Foi de extrema importância a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade. Reforçou não só o compromisso de cada indivíduo com seu chamado, mas também despertou a importância de se colocar a serviço do próximo e de nossa casa comum, alinhando o espírito de fraternidade à vivência cotidiana de todos na escola, concluiu.