A área de Tecnologia da Informação (TI) da OR, realizou uma importante viagem nos meses de maio e junho deste ano. Responsável pelo desenvolvimento do sistema integrado de informações globais para o Instituto Marista, o SysFMS, parte da equipe de TI/Fratelli Maristi esteve na Casa Geral, em Roma, Itália.
A missão da equipe, era continuar o trabalho iniciado em 2023 com a Secretaria Geral na limpeza dos dados do sistema Kosmos, um dos módulos do SysFMS. Assim, garantiram que o Hereditas, outro módulo do SysFMS, importasse corretamente as informações patrimoniais do Instituto.
Objetivos
Nos meses de viagem, a Especialista em negócios de TI Priscila Staniski também aproveitou o fuso horário europeu para conduzir alguns treinamentos do sistema Kosmos com os secretários provinciais da Europa, Ásia e Oceania.
Junto ao Gerente de TI da OR, Juliano Teixeira, também, formaram uma “squad” com os principais stakeholders do sistema Kosmos, para alinhar as expectativas para o novo sistema, os benefícios esperados, os clientes (anteriores, atuais e futuros) e a proposta de valor.
A equipe, participou da Assembleia de solidariedade, apresentando nela os dois mapas desenvolvidos para o departamento: Mapa de Organismos de Solidariedade e Mapa de Obras Sociais.
Segundo Priscila Staniski, além do que levaram planejado, ainda deixaram alguns dias reservados para o “Giro nas Áreas”. Nele realizam conversas com os diversos departamentos, secretariados e diretorias da Casa Geral, com o intuito de capturar novas demandas e identificar necessidades que possam auxiliar.
Resultados alcançados
A limpeza do Kosmos, resultou na criação de um mapa mais completo das propriedades do Instituto, facilitando o acesso à informação para administração geral do Instituto.
Além disso, a equipe desenvolveu melhorias no sistema de Voos da Casa Geral, extrações de diversos relatórios de apoio para a secretaria geral e para o escritório do Postulador Geral.
Representação da equipe
Juliano Teixeira afirma que a presença dos integrantes da TI junto aos departamentos do governo geral foi essencial para transmitir segurança aos atendidos. “Mesmo em um mundo mais dinâmico, com excelentes ferramentas de comunicação e conferência remotas, a interação humana direta é um enorme facilitador. Praticar a presença significativa é de extrema importância, demonstrando real interesse e atenção às pessoas e às necessidades que atendemos”, ressalta.
Próximos passos
A área de TI recebeu um convite, do Governo Geral, para apoiar e desenvolver soluções tecnológicas para o XXIII Capítulo Geral.
Além de fornecer informações e relatórios gerados pelo SysFMS, também irão apoiar a realização do capítulo.
“Estando à disposição dos Irmãos desde a fase de preparação até a conclusão do evento”, finaliza Teixeira.
Portal SysFMS
Vale lembrar que a equipe de TI Fratelli da PMBCS foi a escolhida pelo Instituto Marista para desenvolvimento do Sistema SysFMS. Composto pelos módulos Administratio, Domus, Kosmos, Missio e Nexus o SysFms é resultado de uma jornada que teve início em 2014.
Com a finalidade de organizar, integrar e preservar os dados dos Irmãos Maristas, o Instituto Marista tem implantado e aprimorado novos sistemas e soluções. Com a cooperação entre a administração geral e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), o SysFMS interliga informações de todas as províncias Maristas do mundo.