Nos dias 19 e 20 de Março de 2025, a Faculdade Santa Marcelina – unidade de Perdizes, em São Paulo (SP), sediou a primeira edição do ANEC Summit, um evento que reuniu profissionais da área de comunicação e marketing das instituições de ensino confessional católicas do Brasil. Entre os(as) participantes, estiveram representantes das equipes de comunicação e marketing das frentes de missão Marista, incluindo a Organização Religiosa da Província Marista Brasil Centro-Sul (OR PMBCS), das escolas Maristas Alexander Fleming (de Campo Grande/MS) e Marista Glória (de São Paulo/SP), da Escola Champagnat Birigui (de Birigui/SP), do Grupo Marista, do Marista Brasil e da FTD Educação.

A programação do ANEC Summit, evento promovido pela ANEC – Associação Nacional de Educação Católica, contou com palestras, painéis  e bate-papos abordando temas como inovação na comunicação educacional, estratégias digitais para o fortalecimento de marcas, impacto do trabalho de influencers e missionários(as) digitais, aspectos importantes da gestão de crise e storytelling aplicado às instituições de ensino católicas. Destaque para as apresentações de especialistas do setor e cases de sucesso, que trouxeram insights valiosos sobre tendências emergentes na área.

Para a jornalista e mestre em comunicação, Janaína Santos, “O futuro da assessoria de imprensa está intrinsecamente ligado à capacidade de adaptação ao universo digital. O desafio não é apenas acompanhar a transformação do mercado, mas liderar essa mudança, entendendo o papel fundamental dos influenciadores na nova dinâmica da comunicação”, destaca Janaína.

Durante o evento, a FTD Educação teve uma participação especial na feira de soluções educacionais, onde expôs materiais promocionais, catálogos de livros e obras voltadas ao diálogo inter-religioso. Além disso, a editora promoveu a distribuição de brindes e interações que enriqueceram a experiência dos(as) visitantes.

Sobre a participação das frentes de missão Marista no evento, Juliana Maria Fontoura Galline, gerente de comunicação e marketing da OR PMBCS, destacou: “Participar do ANEC Summit foi uma oportunidade estratégica para nossa equipe. Estar inseridos nesse ambiente de troca de conhecimentos e tendências nos permite aprimorar nossas ações de comunicação na Organização Religiosa Marista de forma inteligente e conectada com o futuro”.