O livro “Escola de Pastoral – Fronteiras contemporâneas: um olhar a partir do humanismo cristão” já está disponível para o público. Esse é o resultado das reflexões realizadas por grandes nomes da teologia durante a “Escola de Pastoral 2018”.

A publicação é destinada aos pastoralistas, animadores vocacionais, educadores, gestores e a todas as pessoas que se interessam pela temática. Seu conteúdo apresenta reflexões sobre o “Humanismo Cristão” e sobre as fronteiras nas quais todos nós, como Maristas, atuamos para que a Missão seja sempre renovada.

Reflexões humanistas da Escola de Pastoral

As fontes de inspiração são o Quinto Apelo do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista. Entre outras provocações está “responder com audácia às necessidades emergentes”, e o Pontificado de Francisco. Para compreender o contexto humanista, precisamos voltar ao Evangelho, que nos ensina que Deus nos é revelado e se comunica conosco por meio de Jesus.

Da mesma forma, o lugar privilegiado da teologia do Papa Francisco é o próprio Jesus. Assim, a pessoa humana ganha dignidade que faz parte de seu próprio ser, e dessa forma é possível falar em Humanismo Cristão.

Portanto, essa é a visão em que o Papa Francisco leva a Igreja Católica para fronteiras contemporâneas. Por exemplo, as Periferias Existenciais, a Cultura do Encontro e a Construção de Pontes.

Baixe aqui a versão digital do livro.