Com o intuito de fornecer um material de base para a evangelização nas unidades de educação básica do Grupo Marista, acabamos de lançar o documento “Escola em Pastoral – Evangelização e Pastoral Escolar da PMBCS”. 

O arquivo é um suporte para as ações desenvolvidas pelas áreas de Evangelização e Pastoral Escolar. Dessa forma, pretende ser uma orientação para o planejamento, os objetivos e estratégias. 

Escola em PastoralConteúdo do documento

O documento foi pensado para oferecer um caminho cristão, católico e marista. Uma trajetória capaz de levar os jovens ao encontro com Deus, com uma dinâmica de vida espiritual. Bem como à descoberta de um real sentido para a vida. 

Como resultado dos esforços de muitas pessoas, a proposta é que o arquivo possa dar respostas novas. E também incentivar a abertura a metodologias dos novos tempos. E, assim, ampliar as possibilidades para tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

A saber, o material conta com seis capítulos. Seus títulos são: Horizontes, Educação Evangelizadora, Currículo Evangelizador, Interlocutores da Educação Evangelizadora, Planejamento Pastoral e Governança.

Comentário do Superior Provincial

Ao comentar a importância dessa iniciativa, Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, recorda um exemplo de São Paulo Apóstolo. Ao chegar em um aerópago de Atenas, ele anunciou o Evangelho em uma linguagem adaptada e compreensível para aquele centro cultural.

“O tempo em que vivemos é difícil e pandêmico. Dramático e, de igual forma, fascinante. Há muita sede espiritual em meio à uma secularização galopante, desencantada e refratária a muitas formas religiosas institucionais. Frente a essa realidade e do “novo normal”, o documento Escola em Pastoral retrata o desafio e o esforço dos nossos colégios e escolas sociais, como novos areópagos urgentes por transformação cultural, educacional e de evangelização que ainda se deparam com o “deus desconhecido” (cf. At 17,23). Daí o cuidado, atenção em organizar uma pastoral conectada com os desafios das crianças e jovens que experimentam, se alegram, sofrem e aprendem com a realidade e impactos da pandemia, que colocam em cheque a nossa tradicional maneira de evangelizar – todos empenhados com a gestação de um novo ‘areópago pastoral’ capaz de favorecer o diálogo e o projeto de vida dos nossos estudantes”, destaca Ir. Benê.

>>> Acesse aqui o documento “Escola em Pastoral”.