No dia 9 de dezembro de 2020, uma Missa em Ação de Graças celebrou a vocação para a Vida Consagrada e o compromisso com a continuidade da missão Marista. A saber, a Celebração Eucarística foi na Capela Mãe da Misericórdia, do Memorial Marista, em Curitiba. Assista aos principais momentos da Missa aqui.

Ao final de um ano muito desafiador, certamente esse foi um momento de agradecimento. Gratidão pelas respostas discernidas e generosas aos apelos do Senhor. E, principalmente, pelo “sim” para o convite de entregar a vida ao seguimento de Jesus Cristo, a exemplo de Maria, segundo o carisma que Marcelino Champagnat nos deixou.

Primeiros Votos Religiosos

A fim de confirmar suas escolhas, os Irmãos Bruno Marcondes, Carlos Henrique de Oliveira e Nathan da Costa Cardoso dos Santos professaram seus Primeiros Votos Religiosos. Como símbolos da consagração, os novos Irmãos receberam a aliança, as Constituições e a cruz. 

“Recomendo-os à bondade misericordiosa de Deus, e à proteção de Maria, nossa Boa Mãe”, disse o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, durante a cerimônia. 

Renovação de Votos Religiosos

Em seguida, em virtude do cargo confiado como delegado do Irmão Superior Geral, Ir. Benê também conduziu o rito de Renovação de Votos Religiosos. 

De livre e espontânea vontade, os Irmãos Edicarlos Pereira Coelho e Rafael Reinaldo Rodrigues Fernandes renovaram os votos de castidade, pobreza e obediência por mais um ano, de acordo com as Constituições do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria.

Datas Jubilares de Vida Consagrada

Além disso, como terceira intenção da Missa de Ação de Graças, houve o reconhecimento pela perseverança na vocação religiosa, bem como pela fidelidade a Deus. 

Sem dúvida, temos muito a agradecer pelas trajetórias e contribuições do Ir. Carlos Wielganczuk (70 anos de Vida Consagrada), Ir. Afonso Levis e Ir. Nilso Antonio Ronchi (ambos com 60 anos de Vida Religiosa) e Jorge Gaio (25 anos como Irmão Marista).

Confira o clipe da celebração:

Saiba mais sobre os novos Irmãos

Ir. Bruno nasceu no dia 6 de abril de 1995, na cidade de Ponta Grossa (PR). Conheceu a Congregação Marista na Escola Social Santa Mônica. Dessa forma, teve a oportunidade de estudar, trabalhar e participar dos encontros da Pastoral Juvenil Marista e do programa Vida Feliz.

Ir. Carlos Henrique nasceu no dia 23 de dezembro de 1982, em Jundiaí (SP). Depois de um tempo de inquietação vocacional, conheceu o Instituto dos Irmãos Maristas em 2012, após assistir um vídeo vocacional da UMBRASIL, na Internet. A opção pela vida Marista aconteceu após o significativo processo de acompanhamento feito pelo Irmão Dario Bortolini.

Ir. Nathan nasceu no dia 19 de outubro de 1995, natural da cidade de São Paulo (SP). Conheceu a Congregação Marista participando dos grupos da Pastoral Juvenil Marista, no ano de 2010. Passou a ser acompanhado vocacional no ano de 2012 pelo Irmão Luis Adriano Ribeiro da comunidade do Ir. Lourenço em São Paulo.

Confira o discurso do Irmão Benê Oliveira, feito na ocasião da Missa:

Prezados/as senhores/as: pais, familiares, Irmãos, formandos, Equipe Formativa do Noviciado, amigos que acompanham a celebração online no Youtube, Padre Marcial, presidente dessa cerimônia, bem vindo e obrigado pela parceria de longa data em ocasiões como essa.

Alegremo-nos! Estamos em festa pela boa nova desse dia 09 de dezembro de 2020 com a Profissão Religiosa dos Irmãos Bruno, Carlos e Nathan (assim como de Jeferson, Gilber e Donavam, colegas de Noviciado); pela Renovação dos Votos Temporários dos Irmãos Edicarlos e Rafael Fernandes e Jubilares de 2020: Irs. Carlos, Afonso, Nilso, Jorge. Aos Noviços Bruno, Carlos e Nathan, queremos dizer que estamos muito felizes por chegarem aqui, depois de um ano de excepcional provação (ano da pandemia da Covid-19, da experiência apostólica virtual, da tensão da viagem, da quarentena, da restrição de pessoas num dia tão bonito e esperado!)

Os dias que antecederam essa celebração foram de muito fervor pelo tríduo de oração. E aqui sempre estará o segredo de uma vocação: na vida de união com Deus, renovada a cada dia na alegria de ser todo de Deus e dos Irmãos. É sempre na oração que se alimenta o sentido de uma vida oblativa e de doação de um consagrado. Sobre vocês teve um olhar e um chamado do amor de Deus e que pelo ato da consagração pelos votos, está a lhes dizer: «Permaneçam no Meu amor porque é o amor do Pai».

Vocês, Noviços, completaram o programa constitucional do Itinerário Formativo do Noviciado e na liberdade pediram a vida de especial consagração a Deus. Em Cochabamba viveram intensa vivência intercultural, crescimento na fé adulta (aprenderam que vida consagrada é o batismo vivido na radicalidade), tiveram o aprofundamento da Teologia da Vida Consagrada e dos Votos, desenvolvimento da oração, espiritualidade, interioridade e da fraternidade – dimensão característica da nossa vida, vocação e missão: o 4º. Voto de um Irmão Marista. Ali puderam conhecer melhor o Instituto, o carisma, a Vida Consagrada Marista, a nossa Regra de Vida, as Constituições e Estatutos, fizeram a experiência do nosso jeito mariano de viver para serem seguidores de Jesus, do jeito de Maria e Marcelino, como evangelizadores e educadores das crianças e jovens. Estamos felizes com os atos de fé, coragem, esperança e amor dos Irmãos Bruno, Carlos e Nathan pois o noviciado, com o qual iniciaram a vida no Instituto Marista, aprofundou em vocês o mistério do Deus que ama, chama, escolhe e envia. (E o que dizer da renovação dos Votos dos Irmãos Edicarlos – dificuldade da viagem de ida e volta à Guatemala – e Rafael Fernandes – 1º. ano de vida apostólica). Estimamos tais provações fortaleçam em vocês o dom da fidelidade e a alegria da perseverança!

QUERIDOS IRMÃOS BRUNO, CARLOS, NATHAN, Edicarlos, Rafael Fernandes e os Jubilares: Carlos, Afonso, Nilso, Jorge, estamos aqui a imaginar os sentimentos que habitam e animam o coração de vocês nesse dia de alegria por estarmos juntos para celebrar a especial consagração a Deus de uns, a renovação de outros e a gratidão da fidelidade de outros no Instituto Marista.

Cada ser humano é um mistério. Para além do que pode ser visto, das aparências, quando a pessoa mergulha nas profundezas do seu mistério pessoal sente ecoar dentro de si um chamado à plenitude, uma atração pelo Mistério (M – maiúsculo). Na trajetória do dia a dia há aqueles que não se contentam em dar ao Amor respostas fechadas, calculistas, milimetradas. Tudo ou nada. Mas, se entregam a Deus, numa aventura de quem sabe em quem confia. Uma vida para o serviço de Deus e dos irmãos. Na vida há um segredo a ser descoberto. Não existe um caminho para a felicidade; a felicidade é o próprio caminho. Em algum lugar, tudo indica que há um tesouro a ser descoberto e uma pérola a ser comprada. Vale a pena tudo arriscar. Uma voz em nossas entranhas parece nos chamar. As Escrituras pedem que tiremos as sandálias porque a terra é santa. Os sinais dos tempos pedem uma resposta, um Novo Começo em Cristo que faz novas todas as coisas. E vocês BRUNO, CARLOS, NATHAN, Edicarlos, Rafael Fernandes se colocam a percorrer esse caminho, a apostar em tais descobertas e arriscarem-se na entrega.

Na Vida Religiosa Consagrada (VRC), Irmãos Bruno, Carlos e Nathan (Edicarlos Rafael), não há caminho para outros amores, mas vocês estarão na vida diante de outros amores: pela vaidade, pelo orgulho, pela autorreferencialidade, pela autossuficiência, pelo dinheiro, pelo poder e, de repente fazendo muitas coisas certas para atrair sobre si mais e mais poder… Mas, saibam, se há outros amores, outras medidas de amar, amor pela metade na VRC, eles não vêm de Jesus, não são do Pai, porque são «amores que nos afastam do amor de Jesus, do amor do Pai, tem recordado insistentemente o Papa Fco. Por isso, experimentarão em si, a máxima verdadeira e sempre atual do fundador: “Quem não vive como Religioso; não morre como Religioso”! Daí, muita vida de oração, de interioridade para sustentar a fidelidade na alegria da perseverança!

Irmãos Bruno, Carlos, Nathan, Edicarlos e Rafael, vocês demonstraram com os seus pedidos à Profissão Religiosa e a Renovação dos Votos (no coração é para sempre) que anseiam entregarem-se a serviço de Deus e dos irmãos e prometem fidelidade e amor, na chuva e no sol, nas tempestades da vida e nos dias de bonança. Com esse ato, vocês proclamam a si mesmos, a toda a comunidade reunida nesse dia, a toda a instituição / à família religiosa marista, à toda a Igreja, às crianças e jovens… que serão fiéis na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando e respeitando a Deus, os coirmãos e os destinatários da missão.

De minha parte, estou feliz em acolher a sua consagração e renovação de vocês e permito-me reforçar que um Irmão Marista é chamado por Deus, escolhido por Maria e discípulo amado do coração de São Marcelino Champagnat. É um DOM da FRATERNIDADE numa Igreja de rosto mariano. A fraternidade, o viver juntos, numa comunidade de Irmãos e na missão junto às crianças e jovens e pessoas das nossas relações é realmente um DOM, um presente e uma especial característica da vocação de um Religioso-Irmão.

Parabéns pelo ato de fé, esperança e coragem que os animam a se deixarem consagrar pelo Senhor, o que alegra sobremaneira os familiares de vocês, os seus Irmãos de Província, de Instituto Marista, seus amigos. Recebam nesse dia manifestações de benquerença, de fraternidade, de amizade e do calor das nossas preces para que desde já vivam com intensidade e com sentido de eternidade o compromisso de fidelidade e perseverança ao Senhor, a serem renovados a cada dia no amor e no exercício da missão.

Uma palavra aos Irmãos Jubilares – Para a Província, a celebração dos jubilares é ocasião bonita e visual da fidelidade, da entrega e da generosidade a Deus; é momento de ação de graças para uma comunidade provincial que agradece a Deus o dom da vocação de cada um desses nossos irmãos jubilares. Essa celebração, queridos Irmãos Jubilares de 2020, dá a vocês a ocasião de fazer a releitura da sua vocação de Pequeno Irmão de Maria – Irmão Marista. Uma releitura sempre implica numa parada para rever, discernir e retomar o ‘ponto de partida’ do amor-primeiro, da consagração a Deus na vida religiosa marista. Assim, celebrar o jubileu é retomar toda a caminhada vocacional para atualizá-la no presente, em forma de ação de graças. No dia do Jubileu, vocês também renovam o compromisso assumido há 25, 50, 60, 65 e 70 anos atrás, declarando o segredo mais profundo que os animaram tanto na vida consagrada como na vida fraterna em comunidade e muito especialmente na vida doada à missão de educação e evangelização de crianças e jovens. Queridos jubilares, recebam a nossa estima e gratidão e que o Senhor continue abençoando-os, de Maria recebendo proteção e São Marcelino intercedendo por cada um de vocês!

Irmãos Bruno, Carlos e Nathan, Edicarlos Rafael, todo “sim” se nutre da água viva extraída da fonte, e esta tem nome e sobrenome: Jesus Cristo. Sigam o Cristo, Mestre e Senhor, do jeito de Maria. “Mulher, eis aí os seus filhos. Filhos, eis aqui a sua mãe”, cf. Jo 19, 26. VALE A PENA SER IRMÃO MARISTA!

Irmão Benê Oliveira, fms