Cerca de 100 pessoas – incluindo Leigos e Leigas Maristas das diferentes Unidades Administrativas, Irmãos e uma equipe de apoio – estiveram reunidos em Roma, na Itália, de 4 a 11 de novembro. O motivo que os levou até lá foi a terceira etapa do Fórum Internacional da Vocação Marista Laical. Evento embalado por um lema que traz consigo as quatro ações que compõem o processo vocacional: “Acolher, cuidar, viver e compartilhar a nossa vocação”

“O Fórum foi, sem dúvida, um espaço rico em espiritualidade, comunhão na diversidade, escuta atenta, diálogos, partilhas de vida e muito discernimento sobre a vocação do(a) Leigo(a) Marista. Foram dias de muito trabalho, procurando sempre acolher toda a diversidade cultural e linguística presente entre nós, nos ajudando mutuamente”, conta Josmari Pauzer (MChFM de Curitiba), uma das representantes da PMBCS no evento.

Sintonia e sopro do Espírito Santo

“Foi um momento de muita sintonia, apesar de todas as diferenças culturais que a gente tem e até de maneiras de vivenciar a fé”, observa João Gabriel Soares Sedrez (Laicato Jovem de São Paulo), o segundo integrante de nossa Província no encontro.

Para ele, um fator de extrema importância foi o espaço conquistado pelo Laicato Jovem nessa iniciativa. Do jovem também ser visto como um Leigo comprometido com o carisma. “Isso é muito bacana. A gente enxergar como, independente da idade, o importante é fazer um processo vocacional, estar acompanhado e afim de viver uma vida diferente. Uma vida pautada em alguns valores que se tornam essenciais na vida”, ressalta.

“Embora a gente não tenha chegado a nenhuma conclusão em si, porque o Fórum não acabou, a gente teve muito diálogo, muitos momentos de escuta, de partilha, de silêncio, pausas para digerir aquilo que estava sendo discutindo. Então foi um Fórum muito tranquilo, não foi pesado”, descreve João Gabriel.

Fórum Internacional da Vocação Marista Laical

Visita dos participantes do Fórum ao Vaticano

Esperança e alegria

Para o Ir. Alison Furlan (assessor provincial do MChFM) que se juntou aos Leigos da PMBCS no evento, o período foi uma graça, um privilégio, um tempo de Deus no Instituto Marista. Mas há dois sentimentos que emergem com mais intensidade: esperança e alegria.

“Como Irmão, a minha visão do Fórum, em primeiro lugar, é de esperança. Porque a gente vê quantas pessoas estão engajadas, têm brilho nos olhos, defendem e amam o carisma Marista, tanto quanto os Irmãos. As pessoas querendo que o carisma dê certo e se propague, que se torne missão. Para nós, que somos Irmãos, que estamos reduzindo numericamente, olhar todos esses leigos e leigas com essa vibração, com esse amor, é esperança. Porque o carisma não é dos Irmãos, o carisma é o dom do Espírito para a Igreja, para a gente ir até as crianças e jovens mais necessitados”, compartilha o Irmão.

“Em segundo lugar, a alegria por ver essa esperança, por ver essas pessoas fiéis, como nossos companheiros de missão. Companheiros de carisma, de vocação Marista. E alegria por ver o nosso Instituto se abrindo, buscando possibilidades. E a Igreja também, com as portas cada vez mais abertas para o mundo laical”, completa Ir. Alison.

Crescimento em comunhão

De acordo com Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, é essencial olhar para a complementaridade das vocações, pois todas têm seu papel em nossa missão:

“Viver com as(os) Leigas(os) o carisma Marista é viver uma experiência de comunhão e, dessa forma, caminhar em uníssono com as nossas vocações específicas e fazer crescer e multiplicar essa igual relação na vida da Igreja. Transcorridos alguns anos, podemos testemunhar que o Espírito Santo nos convocou, plasmou nossos corações para essa tarefa apaixonante e desafiadora, pois exigiu de todos mudança, conversão, morte… em vista de uma nova relação de Irmãos & Leigas(os), juntos na renovação do carisma, no engajamento da missão, na partilha das responsabilidades e na vivência da espiritualidade encarnada. Maria, a Mãe da Nova Terra, foi nossa inspiração e guia nessa caminhada”.

Sobre essa união, Josmari completa: “O Fórum é do Laicato Marista, mas os Irmãos estavam muito presentes, observando, ouvindo, trabalhando juntos, destacando a nova oportunidade que temos, de juntos, revitalizarmos o carisma Marista como uma grande família global que realmente somos”. 

Fórum Internacional da Vocação Marista Laical

Representantes da PMBCS no Fórum em Roma

Processo que continua

Após a etapa em Roma, Josmari afirma que os participantes trazem na bagagem novos desafios. “Como Maristas de Champagnat, devemos nos aliar cada vez mais. E como família global, investirmos esforços no acompanhamento de todos os nossos leigos e leigas, de sermos mais inclusivos e de pensarmos com muita dedicação na questão da vinculação e das estruturas associativas de cada unidade. Abrir-se para todos e principalmente ouvir os apelos do Espírito e do nosso próprio fundador: ‘Vejam como eles se amam’”, conclui.

“A gente tem uma tarefa importante enquanto Província, de fazer isso crescer. Entender que o Leigo é uma forma de vocação que hoje tem dado frutos dentro da sociedade, dentro da Igreja e do Instituto Marista. Então, que a gente seja capaz de ler esse sopro do Espírito Santo e remar a favor desse vento. E aprender com ele”, explica João Gabriel.

Além disso, Ir. Alison enfatiza as multiformes maneiras de ser Leigo, se pensar em vinculação, em formação, em associação jurídica, entre outros aspectos. Cabe então, a todos juntos, catalisar isso em informações palpáveis que consigam abarcar todo o Instituto. “Esse é o nosso desafio para os próximos anos: criar possibilidades para que todos os Maristas de Champagnat possam se sentir incluídos”, diz. 

Sobre o Fórum

Em síntese, o Fórum é um processo de reflexão e discernimento sobre a vocação marista laical. Um trabalho em prol da valorização e do fortalecimento da atuação desse importante público que ajuda a manter vivo e relevante o carisma Marista. 

A saber, a iniciativa teve início em 2021 e terminará em 2024. De etapa em etapa, os esforços conjuntos vão contribuindo para a continuidade da missão que Marcelino Champagnat promoveu.