Encontro do Movimento Champagnat da Família Marista 2021“É tempo de colher e agradecer”: este foi o grande tema norteador do Encontro Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista de 2021. Complementado pela passagem bíblica: “Os que semeiam entre lágrimas​ ceifarão com alegria” (Salmo 126,5)​. 

Por isso, a noite do dia 24 de novembro foi uma ocasião com dupla finalidade. Tanto para falar sobre o ano que passou, seus desafios e conquistas, quanto para renovar as esperanças pelos novos dias que estão por vir.

Colaboração e fraternidade, de perto ou de longe

Encontro do Movimento Champagnat da Família Marista 2021Assim como em 2020, em virtude de medidas preventivas relacionados à pandemia da Covid-19, o evento foi realizado na modalidade virtual. 

O Pe. Vilson Groh e a equipe de apoio do Movimento foram os responsáveis pela transmissão ao vivo. De Florianópolis para todas as regiões com fraternos da PMBCS. Ou seja, para os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal e a cidade de Goiânia. 

“Recebemos apoio também de integrantes do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, que gentilmente cederam espaço e, com muito carinho, contribuíram para este momento”, agradece Josmari Aparecida Pauzer, colaboradora da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS e coordenadora do MChFM.

Encontro do Movimento Champagnat da Família Marista 2021

A saber, o evento contou com mais de 130 participações virtuais. Contudo, com o intuito de fortalecer a união e seguindo os protocolos, diversas Fraternidades se juntaram em Colégios ou nas próprias casas, em pequenos grupos.

“Lares de Luz se acenderam nessa noite. Corações que pulsam fortemente pelo carisma testemunharam uma bela e significativa colheita no ano de 2021, em que famílias sonharam o propósito de Champagnat de um mundo mais fraterno para todos. Um ano de desafios superados com muita união, cuidado e sensibilidade entre as fraternidades”, comenta Flávia Lopes, da Fraternidade Tesouro de Maria, de Curitiba.

Em síntese, “foi um momento muito rico em partilhas e agradecimento pelo ano de 2021”, afirma Josmari.

Encontro Movimento Champagnat da Família Marista 2021Esperança e solidariedade

Durante sua fala, Padre Vilson Groh lançou um questionamento muito relevante a todos os participantes do Movimento Champagnat da Família Marista. 

“Para que servem as fraternidades? Para ser obra do Espírito Santo. Devem ser visionárias e cuidar e se preocupar com os irmãos menos favorecidos”, destacou.

Nesse sentido, também damos graças pelas iniciativas solidárias organizadas pelas Fraternidades para celebrar mais um ano de atuação.

Encontro Movimento Champagnat da Família Marista 2021

Fraternidade Zilda Arns

Regional Sul Santa Catarina

A Fraternidade L’Hermitage (São Bento do Sul) promoveu uma campanha junto à Rede Feminina de Combate ao Câncer, para o Natal das Crianças, com doações de bolas e bonecas. E a Fraternidade Zilda Arns (Criciúma) também arrecadou brinquedos para crianças da região.

Regional Norte Paraná

A Fraternidade Rosey (Maringá) reuniu panetones e brinquedos para o Marista Escola Social Anita Cordeiro (Paiçandu), em uma ação conjunta com o Colégio Marista de Maringá e as mães artesãs da instituição. Alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza foram angariados pela Fraternidade Família de Nazaré (Cascavel) e doados para a Catedral Nossa Senhora Aparecida, que atende diferentes entidades carentes. 

Regional Sul Paraná

Em Curitiba, a Fraternidade Sagrada Família entregou caixas de leite e brinquedos para o “Lar O Bom Caminho”, instituição filantrópica que atende crianças afastadas de suas famílias por negligência ou abandono.

Regional São Paulo

Agora em dezembro, a Fraternidade Caminheiros de Maria (Ribeirão Preto) encaminhará cestas básicas para a Creche Nossa Senhora de Fátima, instituição que cuida de 80 crianças. E a Fraternidade Ir. Thèophane (São Paulo), por sua vez, focou na arrecadação de livros para crianças, angariando mais de 150 exemplares.

>>> Quer saber mais sobre o Movimento Champagnat da Família Marista? Acesse!