Entre os dias 20 e 23 de julho, a Província Marista Brasil Centro-Sul realizará o Retiro de Irmãos, Leigas e Leigos 2021. Neste ano, o tema é “Espiritualidade, Mística e Carisma”. 

O evento conta com a assessoria do professor Luiz Carlos Susin, frei capuchinho, mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ele leciona na PUCRS, em Porto Alegre. Também é autor de artigos e livros, como Jesus – Filho de Deus e Filho de Maria. Além disso, assessora comunidades cristãs e instâncias eclesiais em assuntos de teologia, pastoral e espiritualidade. 

Modalidade do evento

Em virtude das medidas de prevenção relacionadas à pandemia da Covid-19, o encontro será 100% virtual. Mesmo que não seja possível a convivência presencial, o evento proporcionará reflexões profundas. Assim como para reforçar o espírito de família entre as Províncias Maristas.

Há 100 vagas disponíveis para Irmãos, Leigas e Leigos de todas as Províncias do Brasil Marista. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de julho, neste link.

Programação do retiro

Primeiramente, uma Celebração de Acolhida dará início ao retiro, no dia 20 de junho (terça-feira), às 18h. 

Nos dias 21 e 22, os encontros serão pela manhã, das 8h30 às 10h, e à tarde, das 17h às 18h30. No período matutino, o Frei Luiz Carlos trabalhará as temáticas de espiritualidade e mística. Ao passo que os encontros de fim de tarde serão dedicados às partilhas e orações.

O tópico sobre carisma ficará, então, para a manhã do dia 23 (sexta-feira), das 8h30 às 10h. O período terá, ainda, a participação do filósofo, teólogo, músico e educador Gustavo Balbinot, assessor de formação espiritual e humana da Rede Marista Sul Amazônia. Na última tarde, o horário das 17h às 18h está reservado para encontro e partilha. Em seguida, a missa de encerramento será celebrada na Paróquia Jesus Mestre (PUCPR).

Fortalecimento da missão

O retiro é um momento de comunhão e vivência, que convida cada participante a desacelerar. Bem como a entrar em clima de oração e abrir-se às experiências conduzidas pelo Espírito.

A saber, a atividade está inserida no projeto da Praça da Vida Marista, que tem a finalidade de promover encontros para troca de experiências e fortalecimento da missão.

Para receber mais informações sobre o retiro, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3271-6438. Ou pelo e-mail [email protected]

 

Foto: Chris Montgomery –  Unsplash