Entre os dias 8 de setembro e 8 de outubro deste ano, as Filipinas receberão o 23º Capítulo Geral Marista, atividade que definirá os rumos do Instituto para os próximos anos. Com o tema “Lar para todos. Rio de vida”, o encontro reunirá Maristas de todo o mundo em um processo de reflexão e discernimento coletivo.
O processo pré-capitular ocorre em fases distintas, promovendo a escuta e a troca de experiências dos mais diversos Maristas de Champagnat.
A Jornada Preparatória
A primeira etapa preparatória foi realizada nas comunidades religiosas, com momentos de oração, discernimento e partilha. A segunda etapa, conhecida como Fase Local, teve como objetivo incentivar a reflexão sobre a realidade atual e os sonhos para o futuro da missão, confiando na providência divina e na inspiração do Espírito Santo.
Realizada em toda a Província Marista Brasil Centro-Sul, essa etapa envolveu diversas Frentes de Missão, grupos laicais e comunidades religiosas.
Na Sede Administrativa da Organização Religiosa, a Etapa Local ocorreu no dia 24 de março, contando com a presença de colaboradores, Irmãos e comunicadores maristas participantes do Fórum de Sinergia de Comunicação e Marketing da OR e do Grupo Marista.
Durante os encontros, os participantes refletiram sobre questões essenciais, como os chamados de Deus para a vida dos Irmãos Maristas, para os Leigos e Leigas Maristas e para a missão marista.
Reflexões dos Participantes
“Foi uma alegria imensa, estarmos em torno da mesma mesa, refletindo sobre o futuro do Instituto. Ser o rosto de Maria, do jeito de Maria, para essa sociedade atual”. Jonathan Rodrigues, do Colégio Marista de Brasília
“Como leigos, me senti honrado em participar deste momento simples, mas importante para nós. Poucas vezes paramos para pensar nos motivos do nosso fazer”. Bruno Cardoso, do Colégio Marista de Brasília
“Primeiramente, destaco a abertura do Instituto em escutar as bases. Isso é fundamental para quem deseja crescer como instituição visando também o aumento das vocações. Eu me senti lisonjeado em poder participar e opinar sobre algumas questões do Capítulo Geral Marista.” Padre Rogério Lavisch – Capelão do Colégio Marista Goiânia e representante da Arquidiocese de Goiânia.
“Esse encontro da 2ª etapa do XXIII Capítulo Geral Marista é de suma importância para mim pois me proporcionou uma grande oportunidade de envolvimento e participação ativa e significativa. Foi um encontro rico e de interculturalidade dentro da espiritualidade Marista. Levo comigo a certeza de que o Marista nos dá sempre a oportunidade de sermos protagonistas e partícipes de as todas as decisões institucionais”. Valdeci Vieira Borges, do Colégio Marista Goiânia.
“O encontro foi muito inspirador, pois, ao utilizar a simbologia da Janela e do Rio Gier, nos remeteu ao quarto onde Marcelino, da sua janela instituiu o que desejava ao consagrar a Boa Mãe ao Instituto”. Rosângela de Almeida Specht, da Organização Religiosa
Os próximos passos
A terceira etapa preparatória, denominada Fase Provincial, acontecerá de forma virtual. Nela, a PMBCS buscará identificar os pontos mais relevantes para a continuidade e fortalecimento do Instituto.
Ao final deste itinerário, cada Província Marista registrará suas experiências e perspectivas futuras em uma carta, que será entregue aos delegados capitulares, consolidando assim as reflexões e aspirações de toda a comunidade marista para os próximos anos.