No dia 19 de novembro de 2022, a Província Marista Brasil Centro-Sul teve a alegria de realizar sua primeira “Experiência de Travessia”. Isto é, uma proposta de retiro com o intuito de proporcionar tempo propício para um encontro em profundidade com a espiritualidade de São Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos Maristas. Um encontro tanto individual quanto coletivamente. 

Experiência de Travessia

“‘Experiência de Travessia’ é um projeto da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, da PMBCS, que oferece um espaço de vivência da espiritualidade do coração, para Irmãos e para Leigas e Leigos das diversas expressões laicais”, explica João Fedel, especialista em Identidade, Missão e Vocação da PMBCS. 

Com inspiração em uma passagem bíblica do Evangelho de Lucas – “Jesus aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24,15) –, o encontro reuniu pessoas dispostas a mergulharem em si mesmas. Bem como se fortalecerem como Família Carismática Global.

Experiência repleta de significado

“Agradeço por esse convite de poder olhar para dentro de mim nesse dia tão especial. Foi um momento de pausa. A espiritualidade Marista passa por esse autocuidado”, ressalta Fabíola Roes, do Grupo Laical Capivaras Sylvestres – Cwb. 

Para Rita de Cássia Lopes, integrante do Movimento Champagnat da Família Marista na Fraternidade Chama, de Ponta Grossa (PR), o encontro foi muito positivo. “Sinto muita alegria por ter sido acolhida pela equipe e, principalmente, pelos Irmãos Maristas. Eles são grandes exemplos de vida, o Evangelho vivo, que têm muito carinho por nós, Leigos Maristas”, conta.

Também da Fraternidade Chama, Luciano Oliveira descreve: “Linda experiência de travessia. Momentos de estudo, partilha e oração. A cada dia, vamos nos aprofundando na espiritualidade cristã e Marista”.

Experiência de Travessia“Dos elementos trabalhados na Experiência de Travessia, destaco a característica da ‘presença de Deus’. É a certeza de que Cristo caminha conosco, mostrando-nos o caminho a ser seguido”, comenta Carlos Alberto Benetti de Paula. 

A saber, esta foi a primeira Experiência. E já estão previstas outras edições para 2023 e 2024, nas diversas regionais da Província. 

>>> Leia também o e-book “Experiência de Travessia”.