Livro Experiência de Travessia - Espiritualidade Marista

O que nos torna Maristas de Champagnat? Afinal, qual é o significado de chamar alguém dessa maneira? E como mergulhar fundo na essência da espiritualidade Marista, apesar dos mais de 200 anos que separam o início da obra de São Marcelino e o momento atual?

Podemos encontrar respostas para essas indagações, e muitas outras, no livro “Experiência de travessia: Marcos da espiritualidade de Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos Maristas” (título original em inglês: Historical sources of Marist spirituality, 2020, Instituto Marista).

A obra é de autoria do Ir. Michael Green, teólogo e historiador Marista. E reúne uma série de artigos que ele elaborou para o boletim australiano ChristLife, publicados também na Revista de Educação Champagnat.

Água da Rocha

Tendo como base o documento Água da Rocha, um dos principais materiais sobre a espiritualidade marista, o autor escreve sobre seis elementos:

  1. presença e amor de Deus;
  2. confiança em Deus;
  3. amor a Jesus e a seu Evangelho;
  4. o jeito de Maria;
  5. espírito de família;
  6. espiritualidade de simplicidade.

Ao longo das 170 páginas, o Irmão explora fontes históricas e espirituais. Bem como a relação com o contexto vivido hoje pelos Maristas. 

“Minha esperança e minha oração vão no sentido de que sua leitura possa ajudar as pessoas tanto a extrair das profundezas dos poços de nossa história, como a explorar o significado que tem para elas ser membros da família espiritual marista no Brasil hoje. Ser Maria hoje”.
Irmão Michael Green

Acesse a versão eletrônica do livro “Experiência de Travessia”

Espiritualidade une tradição e movimento

De acordo com o pesquisador, “nosso jeito marista, em seu cerne, é uma espiritualidade”. Assim como a rocha sob a qual foi construída a casa de L’Hermitage, nossa tradição é sólida. Ao mesmo tempo, tal qual a água que corre no Rio Gier, a espiritualidade é viva, fluída. Ou seja, está sempre em movimento. 

“A espiritualidade morre quando, e se, ela não incorporar quem nós somos, onde nos encontramos, por que estamos aqui e em que momento vivemos”, destaca Ir. Michael, no prefácio elaborado para a edição brasileira.

Patrimônio Histórico e Espiritual Marista

Em 2021, o livro foi reeditado em português, com o intuito de aumentar o alcance dos ensinamentos. O trabalho ficou sob responsabilidade do Memorial Marista, sob coordenação de Angelo Alberto Diniz Ricordi e João Luis Fedel Gonçalves, em parceria com a PUCPRESS

A saber, o conteúdo de Experiência de travessia fundamentou o segundo dia da Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM), em novembro. Cumprindo, dessa forma, um dos objetivos do autor, de contribuir para o estudo sobre a espiritualidade.

Mensagem do autor

Ir. Michael nasceu em Sydney, na Austrália. Estudou história, pedagogia, espiritualidade, sociologia e arqueologia bíblica. Ademais, em seu curso de doutorado, ele se dedicou a pesquisar sobre caminhos para desenvolver o carisma marista nas escolas. 

Em seguida, confira a mensagem em que o autor explica o porquê e para quem ele escreveu esse livro. Além disso, aborda a importância de pensarmos na espiritualidade como fator fundamental da identidade marista.

Acesse a versão eletrônica do livro “Experiência de Travessia”