Tendo em vista o perfil de cursos que disponibiliza e o propósito de facilitar o acesso a conteúdos de qualidade, o portal Farol 1817 é uma iniciativa da Província Marista Brasil Centro-Sul que está diretamente alinhada à campanha das Prioridades do Triênio. Principalmente àquela que trata dos “Maristas de Champagnat em Missão”. Ou seja, que pressupõe o trabalho em soluções inovadoras em prol do carisma Marista e que contribuam para a realização de ações práticas.

Em síntese, a plataforma de cursos do Farol 1817 propõe formações online distribuídas em quatro eixos, nos quais é possível se aprofundar em temas sobre espiritualidade, identidade e missão, direitos das crianças e adolescentes e gestão. 

Os cursos são dinâmicos e apresentam materiais em diversos formatos para subsidiar os alunos. Então, ao final de cada formação, o aluno recebe um certificado de conclusão de curso. 

Eixos de formação

O primeiro eixo, “Teologia e Espiritualidade”, apresenta um olhar bíblico sobre temas atuais. Dessa forma, trata-se de uma oportunidade de ver que a espiritualidade vai além da religião, por meio de uma visão ampla sobre interioridade e fé. Neste eixo, o aluno também encontra: reflexões sobre santidade, gestão eclesial, estudos sobre mariologia e cristianismo. 

Em segundo lugar, o eixo “Identidade e Missão” é ideal para quem quer transformar os traços da Identidade e Missão Marista em ações e projetos para inspirar e auxiliar pessoas ao redor do mundo.

Em seguida, o terceiro tópico norteador, sobre os “Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens”, tem como objetivo levantar discussões, bem como espalhar conhecimento sobre proteção desse público tão caro para o Instituto Marista. Neste eixo, o aluno pode acessar cursos, documentos, reflexões e fóruns. 

Por fim, o quarto eixo, relacionado à “Gestão”, apresenta formações para todos que estão na gestão de unidades religiosas ou grupo de estudos para crianças, jovens e adultos. Nesse sentido, os cursos trazem exemplos de pessoas inspiradoras na liderança, estilos de condução de projetos, organização e criatividade.

De acordo com Fabiano Luiz Xavier dos Santos, coordenador do Farol 1817, uma das premissas do portal é encontrar as melhores soluções educativas, sobretudo nas dimensões da Identidade, Missão e Vocação. Por isso, há várias formações disponíveis baseadas nesses conceitos. “Incentivamos nos nossos alunos Maristas de Champagnat a formação continuada, especialmente nos temas que envolvem o carisma”, finaliza.

Números do Farol 1817

Considerando os dados registrados somente até o mês de agosto, o portal já beneficiou mais de 5.600 alunos em 2022.

A saber, entre os cinco cursos com maior número de matriculados estão três formações da série “Nos Passos de Francisco”, sobre o Pacto Educativo Global, Economia de Francisco e Ecologia Integral. Além disso, completam a lista o curso da Campanha da Fraternidade 2022 e o jogo Profetinhas da Hora.

>>> Clique aqui para acessar todos os cursos do Farol 1817.

Quer saber mais sobre as Prioridades do Triênio? Acesse a nossa página especial.