Com a finalidade de aprofundar a leitura e o estudo da terceira encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti – Sobre a fraternidade e a amizade social”, a equipe do Farol 1817 preparou quatro edições especiais do Painel Farol de Esperança. Dessa maneira, cada uma delas terá enfoque em um dos principais aspectos abordados no documento.

Painel Farol de Esperança 05.11

A saber, esses bate-papos fazem parte da série de lives “Fratelli Tutti – Caminhos e perspectivas da nova Encíclica de Francisco”, transmitidos pelo Youtube. 

Programação de novembro

No dia 5 de novembro, às 17h, o tema da conversa será “Fratelli Tutti: a construção da boa política na defesa e promoção dos direitos humanos”. Em síntese, o debate tocará na questão da sociedade ser cada vez mais globalizada, mas nem por isso mais fraterna. Os convidados serão:

  • Rudá Ricci – mestre em Ciência Política, doutor em Ciências Sociais, presidente do Instituto Cultiva, ex-consultor da ONU e coordenador nacional da Economia de Francisco e do Pacto Educativo Global (projetos do Papa Francisco);
  • Moema Miranda – mestre em Antropologia Social, franciscana secular, professora do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), assessora da Comissão Episcopal e Pastoral Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM/CNBB) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM);
  • Angelo Ricordi (mediador) – mestre e doutorando em Teologia, especialista de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Farol de Esperança 19.11No dia 19 de novembro, no mesmo horário, o debate será norteado pelo tema “Fratelli Tutti: as religiões a serviço da fraternidade no mundo”, reconhecendo Francisco como um construtor de pontes com todas as tradições religiosas, sobretudo com os judeus e mulçumanos. Desde o início do seu pontificado, o Papa tem adotado uma agenda profundamente baseada na abertura à verdade, bem como ao amor no diálogo com os crentes e não crentes. Por isso, o diálogo é mais do que uma ferramenta. Certamente, torna-se uma atitude existencial e processual. 

Essa reflexão contará com as falas de:

  • Maria Clara Bingemer – professora de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO);
  • Rudolf Von Sinner – professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);
  • Angelo Ricordi (mediador) – mestre e doutorando em Teologia, especialista de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Primeiras impressões da Fratelli Tutti

Nos encontros anteriores da série sobre a encíclica, realizados em outubro, foram abordadas as primeiras impressões sobre o documento e o paradigma de uma Igreja Samaritana. Confira os vídeos:

>>> Leia mais: Fraternidade, a essência da vida cristã

Serviço

Série “Fratelli Tutti – Caminhos e perspectivas da nova Encíclica de Francisco”
Datas e horário: 5/11 e 19/11, às 17h
Onde: canal do Farol 1817 no Youtube