Facilitar e democratizar o acesso a conteúdos de qualidade. Ajudar a promover reflexões sobre temas complexos que emergem no momento atual. Ser um farol de esperança, ainda que o mundo esteja turbulento.

Essas são as premissas que fundamentam o propósito do painel Farol de Esperança, evento virtual realizado semanalmente, sempre às 17h. Trata-se de uma iniciativa da Província Marista Brasil Centro-Sul, do Farol 1817, do Instituto de Ciência e Fé e da Escola de Humanidades da PUCPR. 

Farol de Esperança - Vida e FamíliaVamos conversar sobre a vida e a família?

O tema escolhido para a próxima edição, no dia 4 de junho, é “Vida e Família: é tempo de cuidar”. A proposta é que o bate-papo trate dos desafios que a família encontra no atual contexto, sobretudo a partir do redesenho de relações provocado pela pandemia da Covid-19.

A saber, os painelistas desta conversa serão: Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano do Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB; Mario Antônio Sanches, professor do Programa de Pós-graduação em Teologia e do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR; e Jaqueline Balthazar Silva, assessora da Pastoral da Saúde e integrante do Movimento RHEMA – Arquidiocese de Curitiba. 

Eles falarão de diversas questões sobre a vida da família, tais como: o dia a dia em quarentena; cuidados com os idosos em isolamento; como lidar com as diferenças de gerações e as tecnologias (que, dependendo do uso, podem aproximar quem está longe e distanciar quem está perto); como conciliar a rotina de trabalho em casa com o tempo em família; e atenção à saúde mental. 

O painel se propõe, ainda, a pensar esses aspectos sob o ponto de vista da ética e na ótica das novas configurações familiares, de acordo com as transformações da sociedade e as múltiplas realidades do tempo presente.

Painel Farol de Esperança

O painel Farol de Esperança tem o objetivo de aproximar a fala de especialistas do dia a dia das pessoas e suas dúvidas. Desde que o período de distanciamento social começou, tem sido uma oportunidade para o diálogo, principalmente no que se refere a temas relevantes para o contexto dos dias de hoje.

Além disso, no canal do Farol 1817 no Youtube, você pode encontrar todos os vídeos dos painéis realizados anteriormente.

Serviço

Painel Farol de Esperança
Quando: sempre às quintas-feiras
Horário: 17h
Onde: canal do Youtube do Farol 1817