Uma história de fé combinada com ação, que até hoje inspira uma relevante missão. É assim que lembramos de José Bento Marcelino Champagnat, que nasceu no dia 20 de maio de 1789. Sem dúvida, um homem simples que promoveu uma verdadeira revolução na maneira de enxergar a educação.

As imagens que ilustram a arte deste ano nos fazem recordar da origem humilde do menino Marcelino. Ele tornou sua própria experiência de dificuldade de acesso à educação como um combustível para mudar a vida de tantas crianças e jovens. 

Com o intuito de fazer crescer sua obra educativa e evangelizadora, desbravou caminhos, foi Igreja em saída. E, sobretudo, conseguiu unir os conhecimentos dos livros às experiências reais de convivência, conectadas às necessidades e possibilidades de seu tempo.

Champagnat, um mestre pelo exemplo

Certamente, quando buscamos pelas características do fundador da obra Marista, emergem alguns destaques. Como sua simplicidade e a consistência na premissa de educar pelo exemplo. 

Em um dos trechos do livro “São Marcelino Champagnat: 85 capítulos – 450 de seus pensamentos”, o Ir. Fabien Landry destaca justamente isso:

“Quer sejamos pais ou sejamos educadores, uma condição primordial na formação de uma pessoa e em particular de um jovem é de nada exigir que não façamos nós mesmos! Antes de falar, é preciso ser testemunhas de valores que nós queremos transmitir. O testemunho de minha vida, como pai ou como educador, confere crédito a minhas palavras. 

Folheando a vida de São Marcelino Champagnat encontrei inumeráveis exemplos que me mostram que foi um desses Mestres, com maiúscula”.

>>> Leia também: oito aspectos inovadores da obra do Padre Champagnat

Ano das Vocações Maristas

Em 2022, a data de nascimento de Marcelino Champagnat representa um momento de reafirmação do compromisso com a missão. Mas também ganhou mais um marco prático e simbólico, com o lançamento do Ano das Vocações Maristas

Afinal, ao mesmo tempo que celebramos a vida de todos aqueles que já estão envolvidos com o carisma Marista, sabemos que é preciso divulgá-lo e cultivar novas vocações. Juntos, Irmãos, Leigos e Leigas dão continuidade ao sonho de Marcelino.