Há 234 anos, em 20 de maio de 1789, vinha ao mundo Marcelino José Bento Champagnat. Quem diria que aquele rapaz humilde, que nasceu na aldeia de Rosey, na França, viria a se tornar o fundador de uma congregação? Que aquele jovem que enfrentou tantas dificuldades em seu próprio processo de formação viria a se tornar um educador reconhecido pelas inovações e ensinamentos que compartilhou? Certamente, para os planos de Deus, era justamente esse o chamado.

Sem dúvida, Champagnat nos deixou um legado de fé e boas obras. A maneira pela qual enxergava a educação, como caminho para servir às crianças e jovens e ser discípulo de Jesus, vale para nós até os dias de hoje. Assim como sua confiança em Maria, a Boa Mãe, que inspira nosso jeito de ser Marista. 

Chamado que muda vidas

Nos capítulos iniciais do livro “São Marcelino Champagnat: 85 capítulos – 450 de seus pensamentos”, o Ir. Fabien Landry recorda como nosso fundador sentiu o chamado para a vida religiosa. 

A saber, o contexto da época era desafiador para a Igreja Católica, com baixa adesão de jovens decididos pela vocação de ser padre. Além disso, começava a entrar em curso a Revolução Francesa. 

“Quando menos se pensa, em todos os períodos do cristianismo Deus encontra o meio de cativar jovens de coração generoso para seu serviço e ao serviço de seus irmãos. Mas, ainda precisa de pessoas para fazer o apelo aos jovens! Talvez tu que me lês, tu poderias ser uma dessas pessoas que convençam jovens de coração generoso? Escute teu coração frente ao Senhor” (p. 17).

História que se transformou 

Marcelino poderia vir a ser agricultor ou pastor de ovelhas. Mas, aos 14 anos, Champagnat recebe uma visita do Pe. Linossier, que o dirige a palavra com muita esperança. E esse chamado foi transformador. 

Depois de muitos estudos e reflexões, veio a ordenação em 22 de julho de 1816, quando Marcelino tinha 27 anos. Tempo importante de formação e amadurecimento para o que viria posteriormente. E que daria origem ao Instituto Marista.

Seguimos em frente

As datas comemorativas que remetem à história marista, bem como aos exemplos que inspiram nossa missão, são sempre motivo de alegria. E, principalmente, são oportunidades de renovação com o compromisso de continuidade do sonho que São Marcelino não teve medo de sonhar em sua época. E que permanece atual e relevante. 

“Conta a história que a sra. Maria Chirat, sua mãe, pareceu ver algo de uma luz que se levantava do berço em que o pequeno Champagnat dormia! Somos felizes por receber Marcelino como presente de Deus para o bem da Igreja, da evangelização e educação das crianças e jovens. Celebrar o nascimento de Champagnat significa reconectar-se com as nossas origens e nelas buscar inspiração para a beleza, a aventura, os desafios e a cocriação da vida, carisma e missão maristas para o presente e para o futuro!”, destaca Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS.

Se você já participa da obra Marista, ficam os nossos votos de gratidão e encorajamento para que sigamos juntos. E se você ainda não conhece, fica o convite para conhecer melhor a vocação dos Irmãos Maristas e dos Leigos Maristas. Afinal, há várias formas de fazer parte dessa história.

Leia também

>>> Oito aspectos inovadores da obra do Padre Champagnat

>>> Marcelino Champagnat – “Era para nós como pai, como mãe”