Dedicada à vocação dos leigos e leigas, a última semana do Mês Vocacional chama a atenção para a importância dessas pessoas na evangelização e na construção do Reino de Deus. O quarto domingo de agosto marca também o Dia do Catequista – em 2020, no dia 30 de agosto. 

Em sua mensagem por ocasião da data comemorativa em 2019, o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), escreveu que “catequista é aquele/aquela que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado”. 

Leigos: fermento de transformação

Em síntese, a vocação dos catequistas é ter consciência de ser chamado e enviado para educar e formar na fé. E, certamente, colaborar no despertar vocacional de religiosos e leigos nas novas gerações.

Portal Farol 1817“O leigo cristão tem a missão de ser o fermento de transformação profunda das realidades temporais, vivendo na comunhão da Igreja”, destaca Dom Orani. Por isso, é tão importante a busca por conhecimento e aperfeiçoamento constante, em sintonia com as transformações dos novos tempos.

Nesse sentido, o portal Farol 1817 tem muito a contribuir para a formação dos catequistas e leigos atuantes na sociedade. Principalmente no que se refere a temas sobre teologia, espiritualidade, missão, gestão e direitos das crianças, adolescentes e jovens. Por meio de cursos online gratuitos, são disponibilizados conteúdos de qualidade que contam com a experiência de pesquisadores, filósofos, teólogos, historiadores, sacerdotes e profissionais que são referências em suas áreas. E que podem inspirar caminhos criativos para anunciar a Palavra no momento atual.

Ideias para uma catequese mais mais alegre e atraente

Promover atividades lúdicas e interativas é uma forma de direcionar a energia contagiante das crianças e ajudá-las a descobrir Jesus e sua proposta. Por exemplo: falar da Bíblia contando histórias; falar sobre a infância de Jesus, dos santos e profetas e envolver os pequenos nas atividades religiosas e nos preparativos para as datas comemorativas.

Profetinhas da HoraUsar jogos, brincadeiras e arte para promover reflexões também é uma boa estratégia para captar a atenção e promover o aprendizado de maneira divertida. E uma dica nesse quesito é o jogo online Profetinhas da Hora, que provoca a reflexão sobre valores humanos e cristãos, a partir das histórias dos profetas bíblicos. Uma atividade destinada a crianças a partir de 7 anos, mas que pode ser aproveitada pela família inteira.

Confira mais informações de como aplicar essas ideias e inserir ensinamentos de maneira divertida na catequese e no dia a dia das crianças, na seção blog de nosso site. São dicas que podem inspirar pais e catequistas.