Entre os dias 13 e 15 de maio, aconteceu em Aparecida do Norte a Formação Anual da Organização Religiosa da PMBCS. Os colaboradores e Irmãos da OR estiveram presentes.

Primeiro dia

Logo após a chegada da viagem entre Curitiba e Aparecida do Norte, os participantes tiveram uma recepção para o evento. Na fala de abertura, os Irmãos Delcio Balestrin, Rogério Mateucci e Miguel Fernandes, além de Marianne Miranda, da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, ressaltaram dois pontos. O primeiro é que precisamos dar o nosso melhor, sermos por inteiro em tudo que fazemos. Além de cada um refletir sobre o que o trouxe até Aparecida para o encontro com a Mãe Aparecida.

Segundo dia

Na manhã seguinte, o início da formação anual da OR foi conduzido pelo Diretor Executivo da Organização Religiosa, José Leão da Cunha Filho. Ele refletiu sobre o chamado à liderança e o chamado ao amor, que devem andar em conjunto no dia a dia. Jesus perguntou aos apóstolos “e vós, quem dizeis que sou?”, e nós também devemos nos perguntar quem somos e o que fazemos para que sejamos melhores.

Momento de Espiritualidade na Formação Anual da OR Em seguida, João Fedel e Angelo Ricordi, especialistas de IMV, conduziram uma mesa redonda sobre liderança, pautados na Liderança Profética e Servidora. Angelo ressaltou a escolha do líder em seu papel. “Eu não estou líder, eu sou líder por opção”. Foi ressaltado também o porquê de se estar liderando uma equipe. Além de questionamentos como “de onde vem esse poder” e “qual a finalidade desse poder” nas atitudes e decisões que devem ser tomadas por líderes.

Fechando a manhã, houve um momento de espiritualidade, com grupos separados entre os participantes. Todos leram um texto que tratava da Espiritualidade do Coração e os apelos do Capítulo Geral do Instituto. Pontos de destaque do texto são o cultivo da inclusão, o comprometimento com a missão Marista, a prática do silêncio e a compaixão com o próximo. Cada grupo discutiu entre si os pontos de destaque, que depois foram levados para a discussão geral.

Visita ao Santuário de Aparecida na Formação Anual da ORVisita ao Santuário

Pela tarde, o grupo se dirigiu para uma visita ao Santuário de Aparecida. Todos puderam conhecer os espaços, como a sala dos milagres, sala das velas e propriamente ter um encontro com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Após a visita, houve participação na missa do Santuário, onde todos estiveram ao redor do altar na celebração.

Terceiro dia

A manhã do terceiro dia iniciou com um momento de oração com o Ir. Anacleto Peruzzo e Vanessa Wilczek, especialista de Desenvolvimento Humano e Institucional. A oração se baseou no coração que pulsa e pelo quê ele pulsa.

Outro ponto da oração foi o papel de Maria, como discípula e mãe de Jesus. O ponto de passarmos de uma fé em Maria, que necessita ser valorizada, para uma fé de Maria. Que foi prática, com discernimento e entrega aos propósitos de Deus.

João Fedel ainda trouxe a presença de Maria ao longo dos textos bíblicos. Na Carta aos Gálatas e os evangelhos de Marcos, Lucas, Mateus e João. O propósito foi o de humanizar Maria, deixá-la mais próxima da realidade em que vivemos. Ao final da atividade, o Ir. Miguel afirmou que “Maria foi toda de Deus e foi toda para Deus” sendo exemplo e inspiração para que sejamos mais santos.

A última atividade da formação anual da OR, foi um momento de partilha feito por Marianne e Josmari Pauzer, coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista na Província. Elas refletiram sobre Maria, trazendo o lado de ser mãe e o sentimento da maternidade. As duas expuseram suas histórias e como a maternidade aconteceu na vida de ambas. Elas relembraram que todos recorremos à Maria como fazemos com a nossa mãe. E que se nós não formos desmistificar Maria para nós mesmos, como vamos fazer o mesmo para os outros.

Após o almoço, todos retornaram para Curitiba, com um novo vigor e disposição para a sequência de atividades do ano.