Entre os dias 25 e 28 de novembro, Angelo Ricordi, especialista de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), esteve em Medellín, Colômbia, para acompanhar e contribuir com o itinerário formativo dos Irmãos que se preparam para os votos perpétuos. O encontro reuniu participantes de diversas províncias maristas: José Eduardo Mota, Mario Alberto Rios e Nicolás Rios (México Central); Roberto Constanza (Centro América); Wilson Dorcy, Guylner Similien e Saint-Louis Roger (México Ocidental); Carlos Pereira Maraes, José Valter Mendes e Julianderson Ramos da Silva (Brasil Centro-Norte); e Rafael Fernandes (Brasil Centro-Sul).
A formação foi coordenada pelos Irmãos Joaquim Sperandio (PMBCS), Sebastião Antônio Ferrarini (Sul Amazônia), Orlando Escobar (Norandina) e Enrique Escobar (México Ocidental).
Durante a semana, os participantes vivenciaram um aprofundamento na espiritualidade e no carisma marista, a partir dos textos de São Marcelino Champagnat e do Irmão Francisco Rivat, guiados por Angelo Ricorde. “Aprofundamos a dimensão cristológica da espiritualidade marista: o seguimento de Jesus Cristo. Abordamos os elementos presentes nas origens da espiritualidade do Padre Champagnat e dos primeiros Irmãos”, lembra Ricordi.
Destaques da formação
Um dos momentos marcantes da formação foi a imersão na vida e nos manuscritos do Irmão Francisco Rivat. “Apresentei uma introdução à sua biografia, destacando os principais marcos de seu governo à frente do Instituto Marista e as contribuições significativas de seus escritos para a espiritualidade marista”, explica o especialista.
A formação proporcionou um rico espaço de troca e aprendizado com os jovens Irmãos, permitindo uma conexão mais profunda com o legado dos primeiros discípulos de Champagnat. Em especial, o papel da comunidade fundadora de La Valla e l’Hermitage, que não apenas iniciou o projeto marista, mas também consolidou o Instituto. Irmãos como Francisco Rivat, João Batista Furet e Louis-Maria foram essenciais para conquistas que transcenderam os esforços de Champagnat, como o reconhecimento legal e pontifício do Instituto.
Outro destaque da viagem foi o encontro com os noviços da Região Arco Norte. Atendendo a um pedido de Francisco Flores, coordenador da Rede Centros de Memória da Região América-Sul, Angelo Ricordi ministrou aulas online para o projeto de formação da trilha do PHEM, além de visitar pessoalmente o Noviciado Regional de Medellín, fortalecendo os laços com esses futuros Irmãos.
“Agradeço o convite e a confiança dos formadores e organizadores destas importantes iniciativas no fortalecimento da espiritualidade e da história das origens maristas”, finaliza Ricordi.