A Diretoria de Identidade Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) promoveu nesta quarta-feira (10), em Curitiba (CMC), uma formação para os Núcleos de Identidade, Missão e Vocação (NIMVs) com o tema da Animação Vocacional. Os integrantes dos NIMVs, composto pelas lideranças e colaboradores das Frentes de Missão, puderam refletir sobre essa temática, que é uma das Prioridades do Triênio para a Província.

O encontro teve como objetivo promover a reflexão sobre a vocação em um momento oportuno, já que os Maristas de Champagnat vivem o Ano das Vocações Maristas, cujo tema é “Cuidar e gerar vida Marista”

Programação

A atividade começou com um momento de oração em um espaço significativo do Memorial Marista, local em que há a réplica da Mesa de La Valla, símbolo Marista que representa a fraternidade e a partilha.

Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra conferida pelo Irmão Márcio Costa, que atua como Formador da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). Na conferência, ele detalhou o que se entende por vocação, citou seus diferentes tipos (laical, ministério ordenado e vida consagrada) e comentou a respeito do itinerário vocacional. De acordo com o Ir. Márcio, a vocação pode ser entendida como um chamado de Deus. “Creio que é uma relação íntima entre Deus e o ser humano e tem como finalidade a realização plena do sujeito”, explica. Além disso, afirmou que “toda pessoa é vocacionada, eleita por Deus” e que, por esse motivo, é preciso valorizar a dimensão do cuidado de uns com os outros.

Inspiração

O encontro serviu de inspiração para os representantes dos NIMVs. De acordo com Renato Darui, Diretor Regional de Educação Básica do Grupo Marista, a formação “nos esclarece, motiva e desafia a sermos, Leigos e Irmãos, fiéis seguidores de Jesus Cristo, do jeito de Maria”. Para ele, a “Voc-Ação” é chamado de Deus que requer uma resposta, na liberdade e simplicidade de nosso coração. “Sejamos corajosos nesta missão de servir promovendo vida pelo nosso testemunho”, afirma.

O Diretor de Identidade, Missão e Vocação, Ir. Miguel Fernandes, comentou sobre a importância de implementar na PMBCS uma cultura vocacional e instigou os representantes dos NIMVs a se reunirem com frequência. E que sempre contem com o apoio dos especialistas da DIMV para acompanhar e apoiar as ações de IMV nas Frentes de Missão.

NIMVs em diferentes áreas, com a mesma essência

Uma das atividades do encontro foi a reunião dos representantes dos NIMVs em pequenos grupos para refletir e debater como seria possível desdobrar nas Frentes de Missão ações concretas de Animação Vocacional. De acordo com Nilza Brenny, coordenadora de IMV na área de Saúde, uma das ações de Animação Vocacional nos hospitais foi a produção de um subsídio para a realização de momentos de oração vocacional voltados aos gestores dos hospitais para que pudessem trabalhar a temática com suas equipes.

Os integrantes do NIMV da FTD Educação se sentiram bastante inspirados pela formação e saíram do encontro com a intenção de aplicar os conceitos aprendidos em ações práticas já existentes voltadas aos colaboradores e, consequentemente, estendê-las às suas famílias. Tomando como referência a fala do Irmão Márcio, “a vocação se revela nas relações”, eles desejam trabalhar especialmente com a vocação laical na editora.

Fala do Superior Provincial

Ao final da manhã, o Superior Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira, celebrou a realização dessa formação para os NIMVS. Ele comentou que ela é bastante importante para que os gestores e colaboradores das Frentes de Missão tragam elementos de identidade, missão e vocação para suas realidades específicas, com o intuito de avançar na realização da Missão Marista. Citando o Papa Francisco, ele inspirou os participantes a serem parte de uma Igreja em saída e menos autorreferencial, principalmente voltada aos menos favorecidos.