Com o título Fratelli Tutti e o subtítulo “Sobre a fraternidade e a amizade social”, foi apresentada ao mundo a terceira encíclica do Papa Francisco. A expressão em italiano que denomina o documento é inspirada no santo de Assis, cujo nome o Santo Padre adotou para seu magistério.

O texto foi assinado no dia 3 de outubro de 2020, diante do Túmulo de São Francisco, no Sacro Convento de Assis, na Itália. E divulgado no dia 4, em diversos idiomas.

>>> Confira a nova encíclica em português na íntegra.

Papa Francisco na Santa Missa de assinatura da encíclica Fratelli TuttiEm seu mais recente documento, o Sumo Pontífice chama a atenção para o fato de que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai. E para a importância da fraternidade e da amizade entre os povos, como valores essenciais para restaurar a esperança em um mundo repleto de conflitos. Principalmente no contexto agravado pela pandemia da Covid-19.

A saber, essa é uma mensagem universal que valoriza e incentiva o afeto decorrente dos atos benevolentes, independentemente de laços consanguíneos. Que reconhece o rosto de Jesus nos mais necessitados e o papel das ações generosas diante dos momentos difíceis.

Santa Missa e assinatura da encíclica Fratelli Tutti

Assista ao vídeo da celebração da Santa Missa presidida pelo Papa Francisco, bem como da assinatura da encíclica Fratelli Tutti. A ocasião foi marcada por oração, silêncio e simplicidade. Além disso, não teve a presença de fiéis, em respeito à atual situação de pandemia.

Encíclicas anteriores do Papa Francisco

A primeira encíclica escrita pelo Papa Francisco, com a colaboração do Papa Emérito Bento XVI, foi a Lumen fidei. Foi publicada em 2013 e convidava os fiéis católicos a redescobrirem o caráter de luz que é próprio da fé.

Em 2015, Papa Francisco divulgou sua segunda encíclica, chamada Laudato si’, trazendo reflexões sobre o consumismo, meio ambiente e o cuidado com a Casa Comum.

Eventos sobre a nova encíclica

A fim de aprofundar perspectivas sobre a terceira encíclica, o Farol 1817 dividirá o conteúdo da carta do Papa Francisco em quatro episódios de uma série. O primeiro encontro abordará as primeiras impressões sobre o documento, com os debatedores André de Azevedo e Padre Renato Vieira, e mediação de Angelo Ricordi.

Série “Fratelli Tutti – Caminhos e perspectivas da nova Encíclica de Francisco
Datas e horário: 08/10, 22/10, 5/11 e 19/11, sempre às 17h
Onde: canal do Farol 1817 no Youtube

Da mesma forma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também convida para uma série de transmissões ao vivo. Veja a programação.

Lives sobre a encíclica Fratelli Tutti
Datas e horário: 06/10, 13/10, 20/10, 27/10, 03/11, 10/11, 17/11, 24/11 e 01/12, às 17h
Onde: redes sociais da CNBB

Ademais, o Instituto Humanitas Unisinos (IHU) promove uma conferência com o cardeal José Tolentino de Mendonça, diretamente da Cidade do Vaticano, em Roma.

Conferência “Pandemia, um evento global – repensar o futuro da casa comum a partir da Encíclica Fratelli Tutti
Data e horário: 09/10, às 10h
Onde: canal IHU Comunica no Youtube