No dia 12 de outubro, feriado nacional, celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Sem dúvida, lembrar de sua história tem tudo a ver com a espiritualidade Marista, que tem como fundamento os ensinamentos de Jesus e o jeito da Boa Mãe.

Por isso, neste mês, trazemos um relato da Andrea Simone Pampuch Vidal. Ela é integrante da Fraternidade Violetas, do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) de Curitiba (PR).

 

Uma história de amor e fé

Neste mês, refletimos sobre o encontro da pequena imagem de Nossa Senhora apanhada pelas redes de alguns pescadores em uma bela história de amor e devoção do povo brasileiro à mãe de Jesus, chamando-a carinhosamente de mãe querida, Nossa Senhora Aparecida.

E não é porque ela chama a atenção para si, mas aparece para que o que lhe foi confiado, “ser mãe do salvador” e interceder em defesa do seu povo. Este que é do apelo, súplica e intercessão em favor de todos.

Maria é Aparecida, de uma beleza única pelo próprio Deus, deixando o seu anonimato, para ser a mãe de Jesus.

Um precioso perfume em nossas vidas, de uma fragrância inigualável. Certa vez ouvi falar que: “O próprio Jesus afirma que ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de algo, mas sim, colocá-lo em um lugar alto”. Fazemos para que sua luz seja guia e ilumine o mundo.

Assim foi Maria, colocando Jesus em nossas vidas, como “a luz do Mundo”. 

Muitos brasileiros acreditam que ter uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em suas casas relembra a sua intercessão e fidelidade a Jesus. Para os cristãos, Maria é um modelo de fé e suas virtudes devem ser imitadas pelos fiéis ao fazer suas orações, pedidos e agradecimentos diante da imagem, proporcionando uma maior proximidade com Deus.

Acredita-se que a sua cor verdadeira não era negra, por ficar muitos anos submersa na água, tornou-se escura. Em um país com grande parte da população negra, muitos se viram representados pela imagem, aumentando o carinho dos brasileiros ainda mais pela santa e consequentemente, a devoção, a tornando Padroeira do Brasil.

 

Andrea Simone Pampuch Vidal
Fraternidade Violetas, Curitiba, Paraná

 

>>> Leia também: Nossa Senhora Aparecida: rainha incomparável e os milagres da padroeira do Brasil