A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 nos convida a refletir sobre o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”. E o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2, 14).

Cartaz CFE 2021O texto-base foi elaborado com o intuito de demonstrar que o diálogo é o nosso melhor testemunho. Dessa maneira, destaca que Jesus nos ensina a seguir pelo caminho da unidade na diversidade.

Em um mundo marcado por casos de intolerância em diversos aspectos, certamente essa é uma mensagem mais que necessária.

Objetivo da campanha

A campanha tem a finalidade de “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”. 

O cartaz faz referência ao formato de uma ciranda. Ou seja, todos juntos, de mãos dadas, mantendo a mesma direção. Nesse sentido, não há primeiro ou último lugar, mas sim uma unidade.

Hino da CFE 2021

Em seguida, assista ao vídeo com a música oficial da CFE 2021. Ela remete ao significado mais profundo da paz, em consequência da unidade entre os seres humanos:

 

Histórico da Campanha da Fraternidade Ecumênica

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) reúne diversas denominações cristãs. É realizada a cada cinco anos, em média, a fim de chamar a atenção para uma questão que aflige a sociedade. Bem como para promover reflexões e ações colaborativas em prol de soluções.

Confira os assuntos abordados nas edições anteriores:

  • CFE 2010 – Tema: “Dignidade humana e paz”. Lema: “Novo milênio sem exclusões”.
  • CFE 2005 – Tema: Solidariedade e paz”. Lema: “Felizes os que promovem a paz”.
  • CFE 2010 – Tema: “Economia e Vida”. Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
  • CFE 2016 – Tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Sem dúvida, cada campanha tem um grande potencial de contribuição com a transformação de realidades. Por isso, toda participação é bem-vinda.