Criada em 2005, em Curitiba, a Fraternidade Sagrada Família celebra 18 anos de atividades laicais. A história da fraternidade se iniciou por iniciativa do Irmão Pedro João Wolter, conhecido como Pedrinho, a época diretor do Colégio Marista Paranaense, que se reuniu com o professor José Roberto. O professor integrava o grupo de Pastoral do colégio e foi convidado pelo Irmão Pedrinho para chamar pais de alunos a participarem de uma reunião, para apresentar o Movimento Champagnat da Família Marista.  

A criação

Na primeira reunião do grupo, em 29 de março de 2005, o Irmão Pedrinho apresentou a dinâmica do MChFM e como se organizavam as reuniões. A reunião contou com a presença de 10 leigos e dos Irmãos Pedrinho e Adriano Brollo.  

Eugenia Sobral Marques, leiga participante da fraternidade, descreve o sentimento de pertença ao grupo. Faço parte da Fraternidade Sagrada Família desde seu início. “Fazer parte deste grupo faz me sentir parte de um grupo maior de pessoas que se inspiram no ideal de um homem que sempre acreditou na educação de crianças e jovens através do amor da fé cristã e que colocou Maria como exemplo de amorosidade”. 

O começo

Nos primeiros cinco anos a Fraternidade realizou várias atividades, além das reuniões mensais, trabalhavam com os alunos da PJM, do colégio Paranaense, nos encontros dos jovens, oficinas, capacitações para lideranças e como equipe de infraestrutura e suporte para os jovens. Participação em acampamentos, acantonamentos, em Missão solidária Marista e acolhida para pais quando da abertura da PJM, promoção de almoços para angariar fundos financeiros para a PJM, entre outros. 

Oficialização

No dia 17 de agosto de 2013, aconteceu a Celebração de Oficialização da Fraternidade Sagrada Família, com presença do Irmão Joaquim Sperandio, Irmão provincial da PMBCS na época. O então coordenador do MChFM, Dercio Berti, também esteve presente.  

Carlos Benetti de Paula, leigo marista participante da fraternidade desde o início, relembra o começo com dúvidas de como iriam percorrer o caminho enquanto fraternidade do MChFM. Hoje, vê evolução do grupo e dos encontros, se sentindo pertencente ao Instituto e aos Maristas. “Os encontros da fraternidade são momentos de convívio e de completa amizade. Desde a escolha do nome da nossa fraternidade tudo foi muito importante para nós e surgiu de forma muito natural por parte de um fraterno que estava presente naquele momento”. 

Os encontros da Fraternidade Sagrada Família seguem acontecendo uma vez por mês, no último sábado de cada mês, na residência de uma família participante da fraternidade.