A cidade de Ribeirão Preto (SP) foi a sede do Encontro da Regional São Paulo – Goiás, que reuniu fraternos(as) maristas nos dias 2 e 3 de Novembro, cujo tema central foi “Cuidado com a Vida e Missão – Vocação Laical Marista”.
No sábado (02/11/2024), após a acolhida, a coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), Josmari Pauzer, trouxe algumas reflexões sobre o Fórum Laicato Marista, a Vocação Laical e as correlações de Cuidado com a Vida. À tarde, o grupo participou de Celebração Eucarística realizada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Ribeirão Preto (SP).
O animador da Fraternidade Caminheiros de Maria, de Ribeirão Preto, Vicente Tribst Paolino, reforçou que domingo (03/11/2024) também foi um momento de profunda formação. “No domingo, a Érica, animadora da fraternidade Maria de Nazaré, de São Paulo (SP), foi a responsável pelo momento de espiritualidade sobre a nossa missão em sermos semeadores do cuidado com a Casa Comum. Na sequência, a Lesciane e a Roberta, nossas convidadas especiais e palestrantes do dia, nos provocaram com profundas reflexões e vivências acerca do ‘Cuidado com a Casa Comum’, a partir dos apelos da Bíblia e das urgências atuais”, explicou.
Os participantes vindos das outras cidades foram acolhidos e hospedados na residência das Servas de Jesus Sacerdote, em Ribeirão Preto. “Agradecemos a todos aqueles que se uniram de corpo e alma na preparação desse Encontro. Além disso, nosso agradecimento àqueles que possibilitaram a realização desse evento, em especial, Josmari e a Irmã Isabel”, destacou Vicente.
As reflexões proporcionadas pelos momentos formativos demonstram comunhão com a Igreja Católica no Brasil que, em 2025, irá dedicar todo o período de Quaresma e de Campanha da Fraternidade ao tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, convidando para uma mobilização social. “Estamos em estado de graça pela vivência de fraternidade que atingimos no final de semana. Saímos com um compromisso muito importante de cuidarmos da Casa Comum, de maneira pessoal, mas sobretudo coletivamente como Família Marista que somos. Valeu muito!”, avaliou Vicente.