As fraternidades ligadas ao Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) iniciaram suas atividades de 2025 com encontros marcados por espiritualidade e planejamento.
Fraternidade Frei Bruno (SC)
Em Joaçaba (SC), a Fraternidade Frei Bruno começou o ano com grande animação. O encontro teve início com a leitura do calendário Marista e a oferenda do ano a Maria, Boa Mãe.
Em seguida, os participantes compartilharam a “Mensagem do Irmão João Carlos do Prado, Conselheiro Geral, pela conclusão do Fórum Internacional sobre a Vocação Laical”. Também foram apresentadas as principais datas de encontros e atividades da Província, com referência ao MChFM.
Segundo a Animadora Neiva Hoffelder, ainda aproveitaram para lembrar dos aniversariantes do mês, além de uma oração de oferecimento à Maria.
Fraternidade Família de Nazaré (PR e SP)

Fraternos de Cascavel e Irmãos Maristas unidos em oração
A Fraternidade Família de Nazaré, em Cascavel (PR), realizou sua primeira reunião do ano no dia 15 de janeiro, dando boas-vindas aos Irmãos Darlan Santorum e Joaquim Sperandio da Comunidade dos Irmãos de Cascavel. Já na noite do dia 29 de janeiro os fraternos participaram de uma missa em intenção ao Movimento Champagnat da Família Marista.
Em São Paulo a fraternidade se reuniu no dia 30 de janeiro para organizar o calendário do ano e discutir as necessidades do grupo para 2025. “Foi um momento de planejamento e de reencontro em que pudemos matar as saudades, conversando sobre a vida e o tempo das férias”, afirma Erica Guimarães Ribeiro, animadora Fraternidade de São Paulo.

Fraternos de São Paulo
Fraternidade São José (SC)
No dia 03 de fevereiro a fraternidade São José (SC), fez seu primeiro encontro do ano com um momento de espiritualidade e reflexão. Durante a reunião Irmãos, leigos e leigas maristas realizaram seu plano de ação para 2025
Programamos o ano, partilhamos vida e a alegria de voltar a encontrar -se, destacou a animadora Elenir Silveira.
Fraternidade Boa Mãe (PR)
Em Ponta Grossa (PR), a Fraternidade Boa Mãe, realizou sua primeira reunião do ano, no dia 05 de fevereiro para a escolha da animação e elaboração do Plano de Ação para 2025.
O Irmão Lauro Darós marcou presença, pois caminhará com os leigos e leigas como Irmão Assessor.
Celia Maria Silva e Rosenilda Martins de Campos são as primeiras animadoras deste grupo, que foi fundado em outubro de 2024, fruto do belo trabalho do Irmão Pedrinho Tambosi, junto aos leigos (as), daquela Comunidade.
Josmari Pauzer, coordenadora do MChFM, afirma que neste momento cabe apenas, agradecer ao Irmão Lauro que prontamente se colocou à disposição para acompanhar a Fraternidade como Irmão assessor e as leigas, Celia e Rosenilda, pelo sim como animadoras.
Desejamos um caminho de alegrias e crescimento a todos os fraternos da Nossa Boa Mãe, diz Josmari Pauzer.
Regional Sul Paraná
Membros das fraternidades Sagrada Família, Violetas e Tesouro de Maria participaram juntos da ação que estão desenvolvendo desde 2024.
O MChFM, ajuda cada membro descobrir e realizar sua missão pessoal na construção do Reino de Deus. No dia 1º de fevereiro reuniram-se para uma ação na escola “Marista Escola Social Esperança”, junto do Diretor Ricardo Nardino Sartorato, passaram o dia na organização e pintura das portas das salas de aula, entre outros afazeres.
Para Afonso Ribeiro, da Fraternidade Violetas, a experiência foi transformadora, especialmente para seus filhos Alice, de 10 anos, e Lucas, de 14 anos, alunos do Colégio Santa Maria. “Eles nunca haviam participado de um trabalho voluntário antes. Foi um aprendizado valioso sobre a importância de fazer o bem sem esperar nada em troca.”
Eliane e Carlos, da Fraternidade Sagrada Família, relembraram como seu envolvimento no voluntariado começou há quase 20 anos, no Colégio Marista Paranaense. “Na época, ajudávamos na cozinha e limpeza dos encontros de alunos do EDA/REMAR, sem nem perceber que já estávamos praticando o voluntariado.”
Os encontros e ações das fraternidades reforçam o compromisso do MChFM com a missão Marista