Nesse final de ano, o Movimento Champagnat da Família Marista colocou em prática o valor marista da solidariedade de diversas maneiras. As Fraternidades se organizaram e arrecadaram diversos brinquedos e alimentos para comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

Em seguida, veja dois depoimentos que exemplificam o verdadeiro espírito natalino e de seguimento de Jesus. Ou seja, gestos concretos de amor ao próximo. 

Pertencimento

“Fazer parte de uma fraternidade do MChFM traz um gostoso sentimento de pertencimento. Pertencimento a um movimento que crê nos ideais de um homem que falava e pregava a educação por meio do amor e da fé cristã, que colocou Maria como exemplo de amorosidade a ser seguido.

Ao findarmos este ano, mais que em qualquer outro momento, devemos agradecer. Agradecer pelos aprendizados que a pandemia nos proporcionou, agradecer pelos exemplos de solidariedade e partilha que afloraram mundo afora, agradecer pelas oportunidades de levarmos àqueles que necessitam, um pouco de alimento e distração. 

Nossa Fraternidade pôde contribuir, com leite e brinquedos, com o Lar O Bom Caminho, instituição filantrópica, em Curitiba, que acolhe crianças de zero a dois anos de idade, afastadas de suas famílias por abandono ou negligência de seus pais. Situação triste, revoltante, porém real, que vai na contramão dos exemplos de Maria. E que sintetiza o oposto dos ensinamentos do Pe. Champagnat: ‘para bem educar é preciso antes de tudo, amar’ e ‘sermos bons cristãos e virtuosos cidadãos’.”

Eugenia Maria Sobral Marques
Fraternidade Sagrada Família
Curitiba (PR)

Fraternidade Caminheiros de Maria - MChFM

Renascimento

A campanha de Natal de 2021 do Movimento Champagnat da Família Marista foi um sucesso. Integrantes da Fraternidade Caminheiros de Maria, em conjunto com o Centro Educacional Ir. Rui Depiné e antigos alunos Maristas, entregaram para a Creche Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Preto, itens para alimentação, materiais de limpeza e higiene pessoal.

“Agradecemos a todos que colaboraram para essa ação concreta. Nosso abraço fraterno a todos. E que o Menino Jesus, na manjedoura, seja sempre motivo de renovação e renascimento do espírito de Natal em nossos corações”.

Ruth, Vicente, Deolinda, João Batista e Alex
Fraternidade Caminheiros de Maria

Ribeirão Preto (SP)

 

>>> Leia mais sobre as ações solidárias do MChFM.