Entre os dias 8 e 11 de junho, o leigo marista Paulo Sergio Ferreira da Silva esteve presente em Igarassu, Pernambuco, para a 41ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).O tema da assembleia foi “Cristãos leigos e leigas: não deixemos morrer a profecia”. Houve a presença de 215 representantes das 19 regionais da Igreja do Brasil, vindos das 87 dioceses e 16 movimentos eclesiais nacionais.
A proposta do evento foi refletir sobre a vocação à profecia do laicato do Brasil, reafirmando o compromisso na construção de uma sociedade de justiça, fraternidade e paz. Marcando o início do itinerário jubilar dos 50 anos do CNLB no Brasil.
Paulo Sergio afirma que “foi uma alegria imensa, única, estar presente. Proporcionou ainda, em mim, sentimento de uma Igreja viva, que chora, grita, sofre, mas aponta caminhos onde encontraremos um Jesus Cristo no rosto de cada um”. Paulo afirma que os participantes foram chamados a viver a profecia do saudoso bispo Dom Helder Câmara, que foi Bispo de Olinda e Recife. Dom Helder motiva a todos que “não deixem a profecia morrer, cristãos leigos e leigas na Igreja e sociedade, somos sal da terra e luz no mundo”, conclui.
Ademais, durante os dias de encontro, houve momentos de debate sobre temas sociais, celebrações, momentos de oração, deserto e a celebração do início dos 50 anos do CNLB.
Por fim, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, afirmou que deseja que o evento desperte uma consciência de protagonismo dos leigos e seu papel na Igreja. “Existe ainda muitas dúvidas quanto à função do laicato, de modo que com esse evento as pessoas possam entender bem qual a missão do laicato”, declarou.