Estamos nos preparando para a Campanha da Fraternidade deste ano, que traz como tema “Fraternidade e Educação”. Por isso, compartilhamos os depoimentos dos fraternos Sandro, Jocimare (Jô) e Otto Liesch, que integram a Fraternidade La Valla, do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), em Florianópolis (SC). A família compartilha conosco sua visão sobre a educação.

A importância da educação em nossas vidas

“Quando falo em educação, a primeira coisa que me vem à mente é um gesto simples do meu saudoso pai, que hoje habita junto do Bom Deus.

No interior de Santa Catarina, em uma casa com porão e paredes de madeira, meu pai escreveu com letra bastante torta, mas compreensível, a tabuada de 1 a 10 e algumas contas que nos ensinava a calcular um pedaço de terra e as chamadas “contas de roça”. O objetivo era calcular um eito, uma quarta e um hectare de terra. Aprendemos? Sim e muito! Ele sempre dizia em seu dialeto camponês: “A educação é a melhor herança e nenhum vivente vai tirar de vocês”.

É claro que a educação não se resume a tabuadas ou “contas de roça”, mas o sentido dessa concepção que meu pai tinha, e nos passou, é que a educação verdadeiramente transforma e é a maior riqueza.

A educação é um caminho libertador, abre novos horizontes, transforma vidas, nos apresenta oportunidades e possibilidades, nos faz evoluir tanto no pensamento como em nossas considerações críticas. 

Aprender faz parte da natureza humana e o interessante é que todo o conhecimento existe porque o mesmo foi compartilhado, foi ensinado, aprendido e transmitido. Cabe a nós alimentar a curiosidade e o desejo de aprender sempre mais e em diversas áreas. 

Acreditamos que a educação, que primeiro vem do lar, o ensino acadêmico e sistematizado na escola e as experiências adquiridas ao longo da vida formam o que somos hoje. Portanto, cuidemos da educação em todos os sentidos. A educação transforma vidas, transforma sociedades e, quando comprometida com a comunidade, é capaz de transformar o mundo!”

Sandro e Jocimare Liesch

Conhecimentos para enfrentar os desafios da vida

“A educação é importante, pois me dará oportunidades no futuro e, especialmente na escola, proporciona muita cultura e aprendizados sobre mitologia, civilizações antigas, filósofos, matemática, línguas e muitas outras coisas importantes. A educação é algo que te faz uma pessoa sábia e inteligente, que são virtudes muito importantes para a vida.

Nessa pandemia, nesses últimos anos, a vida se tornou muito difícil. Tivemos quarentena e medo que um vírus muito perigoso nos infectasse. As escolas ficaram com as aulas online por um ano e esse tempo foi muito difícil, porque às vezes a internet caía ou não dava para entender a explicação e era muito estranho não estar estudando presencialmente com os colegas de classe. Graças a Deus, as coisas estão voltando ao normal”. 

Otto Liesch