Quando se fala em gestão a serviço da missão, ela é concebida como algo que congrega os recursos financeiros e humanos, a liderança de pessoas e a coordenação de processos em um objetivo maior. E esse é um dos ensinamentos da etapa atual da campanha Prioridades do Triênio, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul.

“Ao estudar o ciclo de vida das organizações, percebemos que em grande parte, sua longevidade é proporcional à fidelidade e capacidade dos fundadores e sucessores para atualizar a missão em diferentes contextos. Podemos constatar isso na sucessão dos superiores gerais do Instituto Marista, a começar pelo Irmão Francisco. Não foram o amor pela Congregação e a entrega incondicional fatores preponderantes para a sua eleição como sucessor do Pe. Champagnat? Ele levou a sério o que dizia o fundador: ‘Deus não olha para o sucesso ou grandeza das obras que fazemos, mas para o amor e a dedicação com que as fazemos’”, destaca Irmão Vanderlei Siqueira, diretor da Rede Marista de Colégios.

“Este e outros casos ensinam-nos que, embora importantes, as habilidades individuais e técnicas são insuficientes para garantir a vitalidade institucional. Grandes líderes, em sua grande maioria, compreenderam profundamente a missão, o que lhes concedeu liberdade para inovar na gestão”, complementa.

Olhar sistêmico

Ir. Vanderlei explica que, ao priorizar a gestão a serviço da missão, os participantes do VI Capítulo Provincial nos convidam a um olhar sistêmico, entendendo o diferencial do carisma na inovação da organização e transcendendo estereótipos limitadores. “Assim, se for tratado só como negócio, nosso projeto educativo pode perder a sua essência. Todavia, se for tratado só como missão de educar, o risco é não se sustentar ao longo do tempo”, afirma.

“O convite, portanto, é para a concretização de um tipo de gestão que, antes de tudo, represente um modo de olhar a tarefa administrativa, educacional e pastoral, situando-nos responsável e coletivamente na promoção e formação de cidadãos éticos, justos e solidários, por meio da educação orientada pelos valores do Evangelho, do jeito de Maria, para a transformação da sociedade”, observa Ir. Vanderlei.

Outro aspecto importante é ter em mente que conceber a gestão como um modo de olhar exige esforços para ressignificar as aprendizagens existentes e buscar novas possibilidades nas ciências e suas tecnologias, mantendo o dinamismo que motivou o início da missão.

Prioridades do Triênio

A fase atual da campanha Prioridades do Triênio está alinhada às diretrizes definidas no VI Capítulo Provincial, para os anos de 2018 a 2020. Saiba mais.