Nos dias 2 e 3 de setembro, cerca de 40 colaboradores da Organização Religiosa (OR) da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e convidados externos reuniram-se no Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba, para revisar o planejamento estratégico da instituição. O encontro foi guiado pelas novas prioridades definidas no Capítulo Provincial de julho, que irão nortear o triênio 2024-2027.
O Ir. Anacleto Peruzzo, Vice-Provincial, abriu o evento agradecendo a presença de todos em nome do Provincial e do Conselho, destacando a importância da colaboração no processo de planejamento. Rodrigo Melo, responsável pela área de Planejamento da OR, apresentou os principais objetivos estratégicos e alinhou os acordos para os dois dias de trabalho. A equipe de organização do planejamento é composta por ele, Talita Ventura, da área de Planejamento e Juliano Burkert Teixeira, gerente da área de TI.
Visão Estratégica da OR
O Diretor Executivo da OR, José Leão da Cunha Filho, fez uma análise das prioridades do triênio anterior (2020-2024), que incluíam Animação Vocacional, Maristas de Champagnat em Missão, Vida Consagrada e uma Província mais simples. Ele também destacou a importância das articulações com instituições como Marista Brasil, CRB, CNBB, UMBRASIL, Região América Sul e o Instituto Marista.
Segundo José Leão, o foco das prioridades anteriores estava voltado excessivamente para questões internas. “Esse olhar para dentro pode ter ofuscado a visão de futuro e as articulações externas. Precisamos levar isso em consideração no novo planejamento”, pontuou. Ele também reforçou a necessidade de reorganizar a equipe, focando em Identidade, Missão e Vocação, além de fortalecer as relações com a Região América Sul e o Instituto Marista.
Durante o encontro, Rodrigo Melo também apresentou os resultados de uma pesquisa realizada com colaboradores da OR, revelando percepções sobre o atual cenário da organização e as necessidades para o novo ciclo de planejamento.
Olhar para o futuro: cenário global
O professor Mássimo Della Justina trouxe ao grupo uma análise das tendências políticas e econômicas globais. Ele discutiu a crescente obsolescência dos conceitos de direita e esquerda, o pragmatismo eleitoral e o impacto das redes sociais na discussão política. Apesar dos avanços, ressaltou que o cenário mundial ainda é marcado pela imposição do poder bélico.
Além disso, o Ir. João Carlos do Prado, Conselheiro Geral, participou virtualmente desde Roma e ofereceu uma visão sobre as tendências da Igreja Católica e a Agenda 2030. Ele expressou a preocupação da Igreja Europeia com a ausência de temas como Deus, liberdade religiosa e família na Agenda 2030, que, segundo ele, adota uma abordagem materialista. Ir. João também alertou para o risco de a Igreja e os institutos religiosos tornarem-se irrelevantes diante da diminuição no número de vocações. Fez recomendações ao planejamento afirmando que “precisamos olhar o mundo de forma sensível, profética, inclusiva e cheia de esperança”.
Word Café e Trabalhos em Grupos
Um dos momentos mais dinâmicos do encontro foi o Word Café, onde os participantes tinham o objetivo de rever o Propósito e Sonho. Divididos em mesas temáticas, discutiram também as prioridades do próximo triênio: Vocação, Espiritualidade Marista, Ecologia Integral e Evangelização através de duas matrizes estratégicas: SWOT e Blue. As discussões envolveram colaboradores de diversas áreas da OR e convidados externos.
Ao final do encontro, José Leão agradeceu a participação de todos e destacou a importância da construção coletiva para o futuro da OR. O Superior Provincial, Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos, reforçou a mensagem, desejando que o planejamento contribua de forma significativa para a continuidade da missão da instituição.