No dia 29 de abril, o Memorial Marista celebra seu aniversário de quatro anos. Para marcar a data, temos o lançamento de mais uma experiência original e exclusiva: o Memorial Marista Hipermídia 360

O mais novo projeto digital da instituição proporciona uma imersão num ambiente 360 graus por meio de videoconferência, interação e mediação de especialistas em tempo real.

Memorial Marista Hipermídia 360Recordamos que desde março de 2020, as visitas presenciais precisaram ser interrompidas, em virtude das medidas de prevenção relacionadas à Covid-19. “O Memorial Marista, sempre aberto aos sinais dos tempos, anuncia mais uma importante novidade. Dessa forma, antecipou-se, de modo a diferenciar-se de iniciativas similares. O usuário remoto do Memorial Marista terá à sua disposição a possibilidade de visita com videoconferência”, explica José Leão, Diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

“Do ponto de vista da experiência individual do usuário, já é bastante inusitado. Porém, se pensarmos na oportunidade de uso da visita para fins formativos de grupos, o significado é imenso. O Memorial Marista Hipermídia 360 estará pleno em qualquer lugar e a qualquer hora. Portanto, dos Maristas da PMBCS para os Maristas do mundo. Por isso, não é uma solução apenas para o período de pandemia, mas seu novo jeito de ser”, destaca Leão.

Tecnologia que aproxima

Desde sua abertura em 2017, em Curitiba (PR), o Memorial Marista realiza o importante trabalho de aproximar os visitantes da história de Marcelino Champagnat, reconhecendo o protagonismo de pessoas, evidenciando a resiliência e o desenvolvimento do Instituto Marista ao longo de mais de 200 anos. O espaço da exposição proporciona, gratuitamente, um itinerário formativo lúdico e espiritual. O Memorial também atua nas áreas de pesquisa histórica, publicações, espiritualidade, preservação de acervos documentais e audiovisuais.

Mas como disponibilizar essa vivência em tempos de distanciamento social? Durante a pandemia, foi preciso respirar fundo, aprender e, sobretudo, se reinventar. 

Por isso, o Memorial Marista Hipermídia 360 é resultado de uma série de tecnologias que aproximam pessoas e informações. Que fornecem um passeio que instiga a sensibilidade e a consciência sobre a importância da educação. Assim como a solidariedade e o amor ao próximo.

Visita como uma experiência completa

Na vanguarda do segmento de museologia, o Memorial sempre se destacou pela inovação, interatividade, beleza e originalidade dos conteúdos. 

Nesse sentido, a proposta é que a atmosfera das visitações presenciais também esteja presente no ambiente virtual. No Memorial Marista Hipermídia 360, será possível fazer a visita por meio de uma videoconferência em ambiente 360, de maneira interativa, com a presença de um mediador especialista.

Como participar do Memorial Marista Hipermídia 360 

Você pode realizar a visita individualmente ou em grupos de até 10 pessoas, com a mediação de um guia. Para acessar a exposição, use computador, tablet, smartphones ou V-glasses.

Para agendar sua visita guiada, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Saiba mais sobre o Memorial Marista

Fundado em 2017, o Memorial Marista é um marco da celebração do bicentenário de fundação do Instituto Marista. Para além da PMBCS, o espaço também serve à sociedade em geral.

O complexo tem estrutura de 5.500m², com cinco salas multiuso, dois auditórios, reserva técnica e biblioteca. Também fazem parte do espaço a Capela Mãe da Misericórdia e um salão de exposições de 770m².

Entre as principais conquistas e aprendizados do Memorial nesse tempo, José Leão destaca: “a preservação inteligente e inovadora do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista; a organização de acervos históricos; o estímulo à pesquisa, à sistematização e divulgação do conhecimento; o uso inteligente das tecnologias para apresentação da identidade e missão maristas; o uso de diferentes linguagens para o benefício de todas as idades; a oferta de subsídios e oportunidades para a formação e desenvolvimento de Irmãos, colaboradores, leigos e leigas maristas. E mais: o Memorial Marista Hipermídia 360 é um presente valioso da PMBCS à memória de Marcelino Champagnat, agora pertencente ao mundo”.

Sem dúvida, nos últimos anos, o espaço consolidou-se como um projeto dinâmico. Todos os seus recursos permitem que as pessoas se apaixonem pelo carisma como novos Maristas de Champagnat e sejam capazes de assumir os atuais desafios com esperança e fraternidade.