No último dia 19 de maio, na capela principal de Notre-Dame de L’Hermitage, foi celebrada a abertura do Ano Bicentenário da casa mãe de L’Hermitage. As obras da Casa Mãe do Instituto foram iniciadas próximas a data em 1824, por Champagnat e os primeiros Irmãos. O bispo de Saint-Étienne, Dom Sylvain Bataille, presidiu a celebração, que coincidiu com a comemoração de Pentecostes.
Ao começo da celebração, o Ir. Antonio Ramalho, superior da comunidade, leu uma mensagem especial do Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez, para a data. Na mensagem, o Superior indaga a todos os maristas sobre o que seria hoje a construção de uma nova Hermitage, que bases, anseios e desafios fazem parte desta construção. “Acredito que nestes meses de celebração do bicentenário possamos refletir e agir para que possamos, como Maristas de Champagnat, Irmãos e leigos maristas, continuar a dar vida e difundir o dom do carisma marista que recebemos”.
As celebrações do bicentenário se encerrarão em agosto de 2025, quando se completam 200 anos da benção realizada na primeira capela da casa.