“Desenvolver iniciativas de empoderamento das crianças e jovens em todas as realidades da missão”: este foi um dos compromissos assumidos em 2017, nas celebrações do bicentenário do Instituto Marista, a partir do XXII Capítulo Geral. Desde então, o Instituto, a UMBRASIL e a PMBCS vêm desenvolvendo ações para incentivar e fortalecer ainda mais a participação juvenil, uma das premissas do carisma Marista. E agora, aproveitando o aniversário dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, fazem um lançamento conjunto de novos projetos nesta área.

Levante! Fale! Participe! e DDG 2020

Projeto Levante! Fale! Participe!Para avançar nesse desafio, alinhado ao Plano Estratégico da Administração Geral (2017-2025), o Secretariado de Educação e Evangelização lança o projeto Levante-se! Fale! Participe!, com o objetivo de promover uma escuta global de crianças, adolescentes e jovens sobre o tema participação a fim de construir colaborativamente um guia de orientações sobre o direito à participação para as unidades administrativas do Instituto. 

Na mesma perspectiva, o Instituto Marista, por meio da Fundação Marista para Solidariedade Internacional (FMSI) – organização consultiva para o direito das crianças e adolescentes no Conselho Econômico e Social (ECOSOC), acompanha e participa das atividades referentes ao Dia de Debate Geral (DDG), momento especial que ocorre de dois em dois anos, com objetivo de acompanhar e efetivar os acordos contidos na Convenção Internacional sobre os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens, que está completando 30 anos em 2019. O Brasil Marista participou ativamente do último DDG, que debateu a temática “Crianças e Jovens como defensores de direitos”. O foco do próximo DDG, em 2020, será “Cuidados Alternativos” e, novamente, haverá um amplo diálogo e participação efetiva do Brasil Marista.

Tendo em vista a confluência entre o projeto Levante-se! Fale! Participe! e as temáticas debatidas pelo Dia de Debate Geral da ONU, em comum acordo com os Secretariados de Educação, Evangelização e Solidariedade do Instituto Marista, atendendo aos apelos do XXII Capítulo Geral, e especialmente para responder à atualização do nosso carisma, gostaríamos de comunicar que haverá a integração desses projetos no Brasil Marista. Essa junção propõe potencializar, no âmbito nacional, processos que ocorreriam de forma separada, mas com objetivos semelhantes.

O processo integrado de escuta será feito a meninas, meninos, adolescentes, jovens e educadores do Brasil Marista, sobre o direito à participação. O Brasil Marista constituiu um Grupo de Referência, que já construiu um plano de trabalho e desenvolve ações articuladas dos dois projetos no contexto das Províncias do Brasil Marista.

Com essa união, queremos reforçar institucionalmente o compromisso com a solidariedade na busca pelo bem comum, na promoção e defesa dos direitos e no empoderamento das crianças e jovens em todas as realidades da missão Marista, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça, como sinal de esperança no mundo.

Talithá Kumi (OR 26)

Projeto Thalitá Kumi - Participação juvenilNa PMBCS, além dessas duas iniciativas encabeçadas pelo Instituto e pela UMBRASIL, também está sendo lançado o projeto Talithá Kumi (OR 26), que a partir de 2020 somará esforços neste compromisso relacionado à participação multinível de crianças, adolescentes e jovens (CAJ). A equipe do projeto também tem como objetivo promover a formação dos colaboradores e Irmãos sobre o direito à participação de CAJ.

O nome do projeto refere-se à passagem presente no Evangelho de Marcos (5, 41), na qual o Senhor olha para uma criança, compreende o seu contexto, escuta a sua situação e proclama: “Talithá Kumi” (Menina, levante-se). A marca, que denota uma perspectiva de empoderamento, foi criada pelo Grupo de Trabalho do Talithá Kumi, junto com a Canário Handmade, atelier criativo de projetos feitos à mão.

Com a palavra, os jovens

Confira o vídeo que apresenta dados para reflexão e depoimentos gravados em um dos ambientes de participação juvenil da PMBCS, a Assembleia de Juventudes, realizada em agosto de 2019.